Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 29 de junho de 2020

Sindicato divulgou os cinco eixos de atuação da gestão 2019-2022.

A ADUFRGS-Sindical definiu cinco eixos estratégicos que embasarão a atuação do sindicato até 2022. A reorganização das ações faz parte do Planejamento Estratégico iniciado em dezembro do ano passado por meio de uma enquete com os associados da base.

Lúcio Vieira, presidente do sindicato, lembrou que a diretoria “assumiu esta gestão com um compromisso muito claro de fazer da ADUFRGS um sindicato cada vez mais próximo e representativo da base. Os eixos são a materialização desse compromisso e a reorganização reflete os anseios da base. Os associados querem a ADUFRGS cada vez mais atuante e articulada com outros setores, e nossa diretoria assumiu essa responsabilidade com muita motivação”.

Realizar um planejamento estratégico foi uma das primeiras decisões da diretoria, segundo Luciana Pinheiro, 1ª Secretária da ADUFRGS. Logo após a posse, em agosto de 2019, “nos reunimos para um alinhamento de gestão, no qual cada diretor apresentou aos demais as prioridades de sua pasta”. Neste encontro, ficou definido que o planejamento estratégico precisava ser coletivo. “Então fomos ouvir os associados para saber o que esperavam da nossa gestão, e também para descobrir como enxergam a ADUFRGS. Os resultados dessa enquete apontaram rotas para nossa atuação até o final do mandato em 2022”.

Os cinco eixos
As iniciativas da ADUFRGS estarão alinhadas a cinco eixos principais:
1) Associados - Ampliação da base e suporte às ações e necessidades dos associados definidas no planejamento.
2) Gestão Organizacional - Mudanças nos processos internos do sindicato, como gestão patrimonial, financeira e de pessoas de forma transparente e eficiente. 
3) Gestão Política - Atuação política coordenada com o Conselho de Representantes nas esferas de interesse da categoria.
4) Gestão da Integração - Fortalecimento da articulação com PROIFES e CUT, e com as reitorias da base, entidades estudantis, de técnico-administrativos, científicas e culturais.
5) Luta - Os quatro eixos anteriores endossam a Luta como fator central da atuação do sindicato, direcionada à garantia da democracia e de uma educação pública, gratuita e de qualidade, e à manutenção e ampliação da representatividade da ADUFRGS como entidade sindical.

Os cinco eixos, esclarece Luciana, se desdobram em sub eixos e iniciativas concretas, formando um Mapa Estratégico, que define conceitualmente e detalha essa atuação. ”Estamos, justamente, na fase de aprofundar os detalhes das iniciativas, que também serão divulgadas aos associados”. A forma de divulgação é outra novidade. A partir deste ano, a prestação de contas, que hoje é financeira e, pelo estatuto, deve ser aprovada em Assembleia, ganha uma nova dimensão: a prestação de contas da atuação do sindicato. “A cada ano, vamos prestar contas também da ação política e sindical da ADUFRGS. Vamos mostrar aos associados de que forma estamos articulando iniciativas com foco na valorização dos docentes e na defesa da Educação e da Democracia”, complementa Lúcio Vieira. 

Entenda
O Planejamento Estratégico da ADUFRGS foi lançado durante a confraternização de final de ano, em dezembro de 2019. Até março, os associados responderam uma enquete com 11 questões, que avaliavam a atuação do sindicato em várias frentes, como a articulação política e os processos de comunicação, por exemplo.

Lucio Vieira, destacou que “Esse conjunto de informações, opiniões e dados coletados irão compor nosso Mapa Estratégico de atuação”.

“Com os resultados da enquete, revisitamos nossa plataforma de campanha e as orientações do alinhamento de gestão, chegando, assim, na definição dos eixos estratégicos e, também, da Visão, Missão e dos Valores da ADUFRGS”, detalhou Luciana. 

Visão 
Ser reconhecida e ser protagonista como entidade sindical representativa dos professores do magistério público federal superior e do ensino básico, técnico e tecnológico do Rio Grande do Sul.

Missão 
Atuar e defender os interesses sindicais, políticos, sociais e culturais dos docentes representados.

Valores
Democracia, Pluralidade, Luta, União, Autonomia, Representatividade, Sustentabilidade, Excelência, Eficiência e Transparência.

Acesse a área do associado no site da ADUFRGS (link abaixo) e faça seu login. Em seguida, entre na aba “Planejamento Estratégico”. Lá, você confere os resultados da enquete, mapa estratégico e prestações de contas.

https://adufrgs.org.br/area-de-associado/