Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 02 de julho de 2020

Era professor da UFRGS, PUCRS e Unisinos e um dedicado estudioso do pensamento de Hegel

A ADUFRGS-Sindical lamenta profundamente a morte do seu associado e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Carlos Roberto Velho Cirne-Lima, 89 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 1º de junho.  Era casado com a artista plástica Maria Tomaselli, a quem nos solidarizamos pela perda. 

O filósofo Cirne-Lima deixa um grande legado. Ele construiu uma sólida carreira dentro e fora da UFRGS, com reconhecimento no mundo todo, como um dos maiores especialistas em Hegel. O magistério da Filosofia no Rio Grande do Sul perdeu hoje uma de suas principais presenças e referências.

Doutor em Filosofia pela Universität Innsbruck, da Áutria, Cirne-Lima também foi membro da Comissão Científica da PUCRS e professor emérito da Unisinos. 

Com formação jesuítica, Cirne-Lima se colocou à frente dos debates da Igreja Católica, sendo, inclusive, colega do Papa Bento XVI e aluno de Karl Rahner no final da década de 40. Depois de muita reflexão, deixou a Companhia de Jesus e passou a se dedicar à filosofia de maneira laica.

Durante o período do regime militar no Brasil foi cassado e teve que abandonar a docência em Filosofia da UFRGS por dez anos, de 1969 a 1979.  Lembraremos dele, também, como uma pessoa capaz de gestos de grandeza e generosidade, ao solidarizar-se com os colegas expurgados da UFRGS, em 1969. Com a Lei da Anistia, retomou sua trajetória e passou a se dedicar exclusivamente à UFRGS, onde se aposentou em 1990. 

Cirne-Lima coordenou diversas pesquisas e publicou inúmeras obras, dentre elas Realismo e Dialética. A Analogia como dialética do realismo (Porto Alegre: Globo, 1967), Sobre a contradição (Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993), Dialética para principiantes (Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996), Nós e o Absoluto (São Paulo: Loyola, 2001) e Depois de Hegel. Uma reconstrução crítica do sistema neoplatônico (Caxias do Sul: Educs, 2006).

Nossos sentimentos, também, a toda a família e amigos deste brilhante professor e filósofo.