Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 20 de julho de 2020

Evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da ADUFRGS na quarta-feira

Nesta quarta-feira, 22 de julho, às 10 horas, o “Conversas ADUFRGS” apresenta o tema “Ferramentas e Materiais Didático-Pedagógicos em Tempos de Pandemia”. O bate-papo será transmitido pelo canal da ADUFRGS-Sindical no YouTube (https://www.youtube.com/user/CanalADUFRGS).

Para fazer parte do “Conversa ADUFRGS”  foram convidadas as professoras Daniele Raupp, da UFRGS, e Alessandra Dahmer, da UFCSPA, além do professor do Campus Porto Alegre do IFRS, Marcelo Schmitt (leia os perfis abaixo).

O objetivo, segundo o mediador do evento online, Jairo Bolter, diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS, é conhecer o que está sendo desenvolvido nas instituições federais de educação para que os professores possam retomar as aulas com seus alunos. “É extremamente importante que o Sindicato, neste momento, ofereça aos colegas associados que estão na ativa, informações sobre como poderão atuar neste contexto que estamos vivendo”, ressalta.

Bolter destaca, ainda, que “em um primeiro momento, estávamos com receio de avançar em relação às atividades remotas e de Educação a Distância porque acreditávamos que a pandemia não se estenderia tanto. Com o passar dos meses, fomos visualizando que a situação não se reverteria tão rapidamente. Então, resolvemos avançar na construção de alternativas viáveis e trazer essa discussão, para oferecermos as condições para que todos avancem juntos”.

Perfil dos(as) convidados(as)

Alessandra Dahmer possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde ingressou em 2009. Atua como pesquisadora na área de Informática em Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, informática na educação em saúde, jogos computacionais, e inteligência artificial. Atuou como Coordenadora Geral da UNA-SUS/UFCSPA de 2009 a 2017. Desde 2017, ocupa o cargo de Pró-reitora de Planejamento da UFCSPA.. 

Daniele Raupp é docente do Departamento de Química Orgânica da UFRGS, do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. É técnica em química pela Fundação Liberato (2000), graduada em Licenciatura em Química pela ULBRA (2007), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA (2010) e doutora em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Dedica-se, também, à pesquisa de Metodologias ativas e estratégias de ensino de Ciências com abordagem contextualizada e Ensino de Química utilizando alfabetização visual, histórica e contextual.

Marcelo Schmitt é professor do Campus Porto Alegre do IFRS, onde também atua como coordenador do Mestrado Profissional em Informática na Educação. Tem graduação em Ciência da Computação (1989), Mestrado em Ciência da Computação (1993) e Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2011). É pesquisador em Tecnologia da Informação aplicada à educação, focando em sistemas de e-learning.

Matérias relacionadas sobre: Conversas ADUFRGS