Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Modelo por tecnologia celular foi desenvolvido por pesquisador da UFRGS 

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa o professor Benamy Turkienicz (Arquitetura/UFRGS). O urbanista desenvolveu um modelo de rastreio pelo celular que pode ser utilizado para verificar a movimentação de pessoas com Covid-19.

A tecnologia permite saber exatamente por onde essas pessoas passaram antes dos sintomas aparecerem, o que pode ajudar no controle da doença. 

Perfil

Benamy Turkienicz é graduado em Arquitetura pela UFRGS (1976), tem Mestrado em Desenho Urbano (MA) pelo Joint Center for Urban Design - Oxford Polytechnic - (1979), Mestrado em Estudos Avançados de Arquitetura (MSc) pela Bartlett School of Architecture / University College London - (1981), e Doutorado em Urbanismo (PhD) pela Arkitektur S. da Chalmers University of Tecnology (1982). Atualmente é Professor Titular da UFRGS, Professor do Departamento de Arquitetura da FA-UFRGS e de Pós Graduação e Pesquisa em Arquitetura. É co-autor de softwares voltados para a análise do projeto de arquitetura e urbanismo entre os quais, o CityZoom, utilizado em universidades e prefeituras brasileiras e em diversos países. Responsável desde sua criação, em 1995, pelo SimmLab - Laboratório para Simulação e Modelagem em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, Benamy Turkienicz coordena o Núcleo de Tecnologia Urbana da UFRGS (NTU-UFRGS), que congrega além do SimmLab, laboratórios de pesquisa da UFRGS e UFSC em diferentes áreas de conhecimento (Ciências da Computação, Sistemas de Tráfego e Transportes, Energia Solar, Engenharia Hidráulica, Geotecnia e Estudos Geo-Ambientais, Geociências e Conforto Ambiental). 

 

Matérias relacionadas sobre: ADUFRGS Entrevista