Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Objetivo é acompanhar evolução da doença e propor estratégias de manejo

Nesta sexta-feira, 21 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com a professora da UFCSPA, Claudia Thompson (Farmacociências). Claudia é a coordenadora-geral do projeto GPS Covid, um estudo sobre o percurso epidemiológico, genômico e clínico do novo coronavírus em Esteio, que reúne a UFCSPA, UFRGS, Unisinos, Feevale e a prefeitura do município. 

O objetivo é acompanhar a evolução da doença, reduzir a velocidade de transmissão do vírus e preparar o sistema de saúde indicando estratégias não-farmacológicas de enfrentamento e medidas para o adequado manejo da pandemia da Covid-19.

Perfil

Claudia Elizabeth Thompson é professora Adjunta da UFCSPA das Ciências da Saúde e docente colaboradora do PPG em Biologia Celular e Molecular da UFRGS. Possui doutorado em Ciências pela UFRGS (PPG Genética e Biologia Molecular - 2009), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS (2006) e graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (2004). Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, Biofísico-química, Bioinformática/Biologia Computacional, com ênfase em Evolução Molecular e Modelagem e Simulação de Sistemas Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Infecções de difícil manejo, Genômica, Metagenômica, Filogenômica, Modelagem e Dinâmica Molecular, Métodos Estatísticos aplicados a sistemas biológicos. 

Na UFCSPA iniciou as linhas de pesquisa na área de Infecções de difícil manejo, Diagnósticos de Precisão e Medicina Personalizada, com foco em Diagnóstico de infecções de difícil tratamento do Sistema Nervoso Central e Desenvolvimento de Novas Estratégias Terapêuticas. Atua como coordenadora de projeto de extensão desenvolvido em escolas públicas do Rio Grande do Sul com o objetivo de fomentar o ensino de ciências. Atua também, por meio desse projeto, na formação complementar de professores de escolas públicas, com foco no uso de novas tecnologias e de metodologias inovadoras e modernas de ensino, em uma abordagem integradora entre ensino, pesquisa e extensão.

Matérias relacionadas sobre: ADUFRGS Entrevista