Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aulas da graduação seguem em ensino remoto já iniciado em 19 de agosto. Procedimentos para quando for possível o retorno são divulgados

Seguindo orientação do comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da Covid-19 no âmbito da UFRGS, o Gabinete da Reitoria divulga portaria nº4.336/2020 de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais por mais um mês. O novo prazo, até 30 de setembro, mantém o atendimento de demandas de forma online e o ensino remoto para a graduação já iniciado no último dia 19. Recentemente, o Gabinete também publicou documento com orientações necessárias de preparação e de prevenção para quando for possível o retorno de atividades presenciais.

De acordo com a necessidade, o prazo de suspensão pode ser postergado novamente. E a retomada das atividades presenciais, quando for definida, será comunicada à comunidade universitária com antecedência mínima de 15 dias, por meio de portaria emitida pela Reitoria.

Modelo de retomada

O Gabinete da Reitoria também divulga o documento “Modelo de Retorno às Atividades Presenciais”, com orientações organizadas por Grupo de Trabalho responsável pela preparação dos condicionantes interno e externos e dos protocolos de prevenção, com vista à proposição de modelos para a volta de atividades presencias na UFRGS quando for possível.

O documento final apresentado considera o modelo de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul e a aplicação das premissas e dos protocolos globais na Universidade. A UFRGS está localizada nas regiões de Saúde 9/10 (cidade de referência: Porto Alegre) e 4/5 (cidade de referência: Capão da Canoa). Desse modo, os indicativos de bandeiras preta, vermelha, laranja e amarela serão utilizados nos diversos espaços. O material também estabelece os protocolos de prevenção como: máscara, medição de temperatura, distanciamento entre pessoas, teto de ocupação, entre outros.

O modelo de retorno prevê ainda os cuidados no atendimento ao público, no afastamento em casos suspeitos e na higienização de espaços. Protocolos para casas de estudantes, bibliotecas, transportes e elevadores também são apresentados no material elaborado pelo GT responsável pela concepção das estratégias seguras para quando for possível a retomada de atividades presenciais no âmbito da Universidade.

Consulte:

Portaria de prorrogação da suspensão

Portaria de estabelecimento do Modelo de Retorno às Atividades Presenciais

Documento do GT com as orientações de retomada