Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 19 de setembro de 2020

Carreiras, salários, condições de trabalho e a retomada das atividades de ensino serão debatidos durante o evento online.

O terceiro Conversas ADUFRGS Especial será nesta quarta-feira, 23 de setembro, e vai debater “Educação Pública em tempos de pandemia: carreiras, salários, condições de trabalho e a retomada das atividades de ensino”, eixo 2 do 16º Encontro Nacional do PROIFES-Federação, marcado para novembro. A live será transmitida pelo canal da ADUFRGS no YouTube, a partir das 10 horas. 

Participam do debate, o diretor do PROIFES-Federação Gil Vicente e a professora da Faculdade de Educação da UFRGS Simone Valdete dos Santos. A mediação será da diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba.



“Estamos atravessando talvez um dos piores, e traumáticos, tempos para a Educação e para as nossas universidades públicas federais. O desmonte pelo qual passam as instituições de ensino superior públicas vem de longo prazo. O colapso das políticas públicas na educação afeta a carreira e as condições de trabalho dos docentes, desde o magistério público às da Universidade e dos Institutos Federais.”, afirma Sônia. 

A diretora de Comunicação da ADUFRGS destaca que a crise se agrava, sobremaneira, pela pandemia do coronavírus, mas não começou aí. “São políticas que vêm deixando de ser políticas de Estado pela evidente intervenção de governos desde 2016. O Estado Brasileiro sob forte domínio de políticas neoliberais tem contribuído para esse colapso”, aponta.

Sônia completa, ainda, que a Educação Pública está sofrendo ataques que dizem respeito à redução do orçamento das Universidades e Institutos Federais, com a vigência de uma Emenda Constitucional que congelou os gastos públicos da área por 20 anos e com as fortes ameaças à autonomia universitária. “No entanto, este ano tivemos importantes vitórias para a Educação, com a aprovação do FUNDEB, que passou a ter caráter permanente, garantia para que camadas menos favorecidas da população venham a ter acesso à Escola. Tudo isso nos diz respeito e estará em pauta no debate”, conclui a diretora da ADUFRGS.

Os debatedores

Gil Vicente Reis de Figueiredo é diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e coordenador do GT-Educação da mesma entidade. Graduado em Engenharia de Telecomunicações IME, Mestre em Matemática pela UFRJ. PhD em Matemática pela University of Warwick, Inglaterra. Foi também pesquisador da University of Sussex, Inglaterra, professor (graduação e pós-graduação) da USP/São Paulo, da UnB, assessor da FAPESP e do CNPq, Pró-Reitor de Administração e Planejamento da UFSCar e presidente do FORPLAD, Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior/ANDIFES.  É dirigente da ADUFSCar-Sindicato e membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE). 

Simone Valdete dos Santos é professora titular da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Possui Licenciatura em História pela Unisinos, mestrado em Educação pela UFRGS, Doutorado em Educação pela UFRGS e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela UFF (2000). Foi diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012 e diretora da FACED, no período 2012-2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen/França.