Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Entrevista desta semana destaca o Setembro Amarelo

Nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com a professora Rose Gurski (Psicologia/UFRGS). A professora coordena o Núcleo de Psicanálise, Educação e Cultura CNPq (NUPPEC/UFRGS) e vai conversar sobre as conclusões do seu artigo A evocação do desejo de viver no laço social e o suicídio juvenil no setembro amarelo, pelo qual discorre a respeito do aumento do suicídio entre adolescentes e jovens. 

A psicóloga e psicanalista desenvolve pesquisas e intervenções nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Educação, em âmbito clínico e educacional, com ênfase na interface psicanálise e educação; clínica da infância, adolescência e juventude, socioeducação, mídia, cinema e cultura contemporânea.

Perfil

Rose Gurski é Psicóloga e Psicanalista, com mestrado em Psicologia do Desenvolvimento UFRGS (1997) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2008). Professora Associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2010 e do Programa de Pós-graduação em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Coordenadora do PPG de Psicanálise: clínica e cultura UFRGS (2018-2020). Pesquisadora Membro da Red Interuniversitária Internacional de Estudos e Investigações psicanalíticas e interdisciplinares em Infância e Instituições - INFEIES, desde 2015. Pesquisadora membro e uma das fundadoras da Rede Internacional Coletivo Amarrações, desde 2018. Pesquisadora membro da REDIPPOL - Rede Interamericana de Psicanálise e Política, desde 2018. Pesquisadora membro da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação, desde 2019. Coordenadora do NUPPEC (Núcleo de Psicanálise, Educação e Cultura CNPq/UFRGS). Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Autora do livro Três Ensaios sobre Juventude e Violência (Escuta, 2012) USP. Desde 2019, realiza pós-doc junto ao Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Miriam Debieux Rosa. 

Matérias relacionadas sobre: ADUFRGS Entrevista