Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 05 de outubro de 2020

Evento virtual contou com a participação de centenas de sindicalistas de todas as regiões do Estado.

Quase 300 sindicalistas de todo o Rio Grande do Sul participaram da Plenária Estadual da CUT-RS na manhã deste sábado, 03, pela plataforma Zoom. Conjuntura brasileira e gaúcha, balanço do último período, fortalecimento das ações prioritárias e a agenda de lutas do segundo semestre estavam entre as principais pautas. O principal destaque da plenária, no entanto, foram as eleições municipais deste ano. A CUT-RS reforçou o apoio e o comprometimento com as candidaturas de dirigentes sindicais a prefeito, vice, vereador e vereadora nas eleições de 15 de novembro. Segundo a entidade, o objetivo é fortalecer a luta no campo institucional contra as políticas neoliberais dos governos de Jair Bolsonaro (sem partido) e Eduardo Leite (PSDB).

O vice-presidente da entidade, Darci Campani, presente na atividade, destacou a importância de “combater os projetos deste desgoverno federal que procura única e exclusivamente atender os interesses do capital e não tem o mínimo interesse em manter o serviço público.” Para o professor, a sociedade precisa fortalecer a campanha nacional de defesa do serviço público para garantir que a população tenha acesso à educação, saúde e saneamento. “Além disso, é preciso reforçar a luta contra a reforma administrativa, a emenda constitucional 95 e este governo que entende que o povo brasileiro tem que morrer para que os grandes mantenham os seus ganhos enquanto a população morre de Covid e pelo desemprego. A CUT se soma a todas as forças do nosso Brasil que lutam contra Bolsonaro e seu governo de morte”, declarou Campani.

O diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, Jairo  Bolter, enfatizou a necessidade do debate promovido estrategicamente pela Central para defender os serviços e os servidores públicos, a soberania nacional e estadual e o fortalecimento do Estado de bem-estar social com desenvolvimento sustentável e justo. “A CUT e sindicatos filiados sabem da importância dos serviços públicos e do fortalecimento do Estado brasileiro para toda a população, principalmente para os mais vulneráveis. Por isso, posicionam-se contra as privatizações e a precarização dos serviços públicos. A ADUFRGS-Sindical está em consonância com a CUT-RS e se soma a essa luta em defesa da democracia, do Estado de bem-estar social, de direito e democrático”, garantiu. 

O presidente do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, Felipe Comunello, avaliou que “a plenária da CUT acontece em um momento crucial de mobilização e organização dos sindicatos. Por um lado, estamos na véspera das eleições municipais e precisamos fortalecer candidaturas comprometidas com a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos serviços públicos. Por outro lado, o governo federal, recentemente, enviou ao Congresso a reforma administrativa e pretende privatizar empresas estatais com a finalidade de fazer caixa para lidar com a crise econômica que se agrava. Ao invés de atuar para organizar a economia, salvar empregos e as empresas, o governo busca destruir os serviços públicos. Não podemos deixar isso acontecer. Por isso, precisamos fortalecer a organização e a mobilização da Central e dos sindicatos”, enfatizou.

A secretária do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, Graciela Quijano, considerou a relação do sindicalismo com as próximas eleições municipais o ponto alto da atividade. “É muito pouco termos apenas em torno de 100 candidatos sindicalistas num universo de 7 mil dirigentes sindicais que há em todo o Rio Grande do Sul. Nessa época de muita luta pelos recursos públicos, é muito importante que o movimento sindical esteja representado. Todos sabemos que essa representatividade é importante, mas agora estamos buscando uma maior representatividade conscientemente, inclusive de diferentes partidos”, afirmou. 

Resoluções da plenária serão divulgadas pela CUT-RS nos próximos dias

Os representantes dos macrossetores do serviço público, educação, indústria, saúde e agricultura familiar relataram também os desafios de cada segmento, que serão divulgados aos sindicatos e federações. Durante os últimos meses que antecederam a plenária, a ADUFRGS-Sindical participou ativamente destes debates dos macrossetores da CUT, em especial do serviço público e da educação. 

A plenária contou a participação do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, a ex-presidenta Dilma Rousseff e o senador Paulo Paim.