Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 08 de outubro de 2020

Professora da UFRGS é a convidada desta edição

Na próxima terça-feira, 13 de outubro, às 15h, o “Encontro com Aposentados” vai tratar sobre Agroecologia e Hortas Urbanas. A convidada é a professora Tatiana da Silva Duarte (Agronomia/UFRGS). O ciclo de lives é promovido pela ADUFRGS em parceria com o Núcleo de Multiatividades do sindicato. A live será transmitida no Youtube e Facebook da ADUFRGS.

Para o vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, que vai mediar a conversa junto com o professor aposentado de Agronomia da UFRGS, Otto Carlos Koller, o tema é pertinente e atual porque traz uma reflexão sobre a sustentabilidade do alimento. “Cada vez mais se debate a qualidade do alimento que comemos, a distância que ele percorre e a sustentabilidade e qualidade da produção, questões levantadas por pessoas que têm uma preocupação ambiental e com a saúde integral”, afirma. Segundo o professor, as hortas urbanas são uma maneira de responder a esse desafio. Para Campani, a partir deste encontro, os professores aposentados, que hoje estão mais tempo em casa, “podem se incentivar para se tornarem ativistas dessa discussão e prática de hortas e compostagem caseiras”.  

Perfil da convidada

Tatiana Duarte da Silva possui graduação em Agronomia pela UFSM (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Agronomia pela UFPel, com ênfase em Olericultura. Atualmente é professora da Faculdade de Agronomia da UFRGS, atuando nas disciplinas de Introdução a Horticultura, Olericultura, Cultivos em ambientes protegidos e Produção de Hortaliças I e II. É professora no Curso de Educação do Campo, onde atua nas disciplinas de Educação do campo e sustentabilidade e Seminários Integradores. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da UFRGS; Coordenadora do Programa de Extensão Universitária da UFRGS, intitulado "Horticultura Urbana". 

Programação dos “Encontro com Aposentados”

13/10 às 15h

Agroecologia e Hortas Urbanas

Convidada: 

Tatiana da Silva Duarte, professora do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia/UFRGS 

Mediadores: Darci Campani (vice-presidente da ADUFRGS e professor da Agronomia/UFRGS) e Otto Carlos Koller (professor aposentado de Agronomia da UFRGS)

 

27/10 às 15h 

Solidão e Laços Sociais

Convidado:

Edson Souza, professor aposentado do Instituto de Psicologia/UFRGS

Mediador: José Vicente Tavares dos Santos (diretor de Assuntos de Aposentadoria da ADUFRGS e aposentado do Instituto de Sociologia/UFRGS)