Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Professora da UFRGS faz parte da equipe que analisa a circulação do vírus para subsidiar medidas de controle

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com a professora Ana Cláudia Franco (Microbiolåogia/UFRGS). A professora faz parte da equipe do Projeto de Vigilância Ambiental do SARS-CoV-2, no Rio Grande do Sul. 

O estudo analisa a prevalência do vírus no ambiente avaliado por meio da análise do esgoto. As informações sobre a circulação viral aumentam a compreensão da dinâmica do vírus, auxiliando na tomada de decisão das medidas de distanciamento, além de fornecer elementos que contribuam para o conhecimento do comportamento do novo coronavírus no ambiente.

O projeto divulga boletins mensais e o último, divulgado no final de setembro, aponta uma tendência de desaceleração no ritmo de crescimento da prevalência da Covid 19 em Porto Alegre na Região Metropolitana.

Perfil 

Possui graduação em Medicina Veterinária (1992), mestrado em Medicina Veterinária (1995) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Foi Professora Visitante da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de 2017-2018. Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: herpesvírus bovinos, circovírus, desenvolvimento de vacinas diferenciais e recombinantes e de testes de diagnóstico virológico, estudos de patogenia viral e identificação de vírus emergentes.

Matérias relacionadas sobre: ADUFRGS Entrevista