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Segunda-feira, 02 de novembro de 2020

Ao longo do mês, Sindicato apresentará informações sobre a promoção da saúde masculina.

 

Todos os anos, o mês de novembro é dedicado à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais freqüente em homens brasileiros depois do câncer de pele. Preocupada com a promoção da vida e a saúde de seus associados, a ADUFRGS-Sindical mais uma vez se engaja na campanha Novembro Azul e irá tratar sobre o tema nos seus meios de comunicação durante todo o mês.

Para o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, a pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas ficassem mais alertas aos riscos de contágio de doenças virais que baixam a imunidade, mas também fez com que deixassem outros cuidados preventivos de lado, por conta do receio em frequentar clínicas e hospitais neste período de isolamento social. Entretanto, ele frisa que os exames periódicos não podem ser abandonados.

“Faço meus exames preventivos regularmente e já os realizei este ano. Afinal, todo mundo conhece alguém que já teve câncer de próstata ou outra doença grave. Isso pode acontecer com qualquer um”, destaca Lúcio. “A ADUFRGS preza pela saúde dos seus associados e recomenda que reforcem os cuidados neste período de pandemia em todos os aspectos da vida, agindo preventivamente”.

Dois exames iniciais devem ser realizados para a detecção precoce do câncer de próstata: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal, ambos cobertos pelo SUS. A segurança de diagnóstico na associação dos dois exames, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS) é de 90%.

Como surgiu a Campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial que teve início em um pub australiano, em 1999, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês em apoio à conscientização da saúde masculina. A campanha foi um sucesso e alguns anos depois a Austrália inteira estava participando.

Em 2004 foi criada a “Movember Foundation Charity” e disseminou a ideia pelo mundo, chegando até o Brasil. Movember é a junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro), por isso o símbolo da campanha é um bigode.

Acompanhe o Portal Adverso e as redes sociais da ADUFRGS para saber mais sobre o assunto nas próximas semanas.