Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 03 de novembro de 2020

Médico cardiologista Mário Borba é o convidado desta edição.

Na próxima terça-feira, 10, às 15h, o “Encontro com Aposentados” vai tratar sobre Medicina, Espiritualidade e Qualidade de Vida. O convidado é o médico Mário Borba, cardiologista. 

O ciclo de lives é promovido pela ADUFRGS-Sindical em parceria com o Núcleo de Multiatividades do sindicato. A live será transmitida no Youtube e Facebook da ADUFRGS e será mediada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e membro do Conselho de representantes da ADUFRGS, Jaqueline Moll.

A coordenadora do Grupo de Atividades Ciência, Espiritualidade e Práticas Sociais, do Grupo de Multiatividades da ADUFRGS, Dinorá Fraga, professora da Faculdade de Educação e Doutora em Linguística pela USP, explica que “a atividade faz parte da programação do Núcleo de Multiatividades dos aposentados do sindicato. Esta palestra é proposta pelo grupo de Atividades do Núcleo que se chama Ciência Espiritualidade e Práticas Sociais, que promove atividades desde 2018.” A professora ainda esclarece que Borba também é pesquisador em Saúde e Espiritualidade e um dos organizadores do Plano de Atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica do Ministério da Saúde. Ele realiza palestras nacionais e internacionais sobre temas com paciente crítico e experiência de quase morte pelo grupo de estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular.

Perfil do convidado

Mário Borba é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Conselho Federal de Medicina, pesquisador em Saúde e Espiritualidade, diretor administrativo do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular, do Departamento de Cardiologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. É presidente do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (GEMCA) da Sociedade de Cardiologia do Estado do RS. Também é criador da 1ª Liga de HAS da Região Sul e da 1ª Liguinha de HAS do Brasil, além de ser um dos Organizadores do plano de Reorganização da Atenção à HAS e DM do Ministério da Saúde, tendo sido também Instrutor deste.

Encontro com aposentados

Data: Terça-feira, 10 de novembro
Horário: 15h
Tema: Medicina, Espiritualidade e Qualidade de Vida
Palestrante: Mário Borba
Mediação: Jaqueline Moll


 

Matérias relacionadas sobre: Encontro com Aposentados