Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 17 de novembro de 2020

O também poeta gaúcho Ronald Augusto será o entrevistado do ADUFRGS Entrevista

Neste mês da Consciência Negra, a ADUFRGS-Sindical homenageia o poeta, ensaísta e ativista do Movimento Negro Oliveira Silveira (1941-2009), que foi quem sugeriu a data de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, o que foi implementado em 1978. Ele era gaúcho de Touro Passo, distrito de Rosário do Sul, e graduado em Letras – Português e Frances pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

O ADUFRGS Entrevista Especial desta sexta-feira é sobre Oliveira Silveira, que será realizado no Instagram do Sindicato excepcionalmente às 18 horas. Quem participa do bate-papo sobre a obra de Oliveira Silveira é o também poeta, escritor, músico, professor de poesia e ativista, Ronald Augusto.

Ele foi o responsável pela reunião da obra de Oliveira Silveira em um único volume, lançado em 2012 pelo Instituto Estadual do Livro. A obra “Oliveira Silveira – Obra Reunida” é resultado da reunião de 11 livros de tiragem reduzida. “Procuramos projetar o grande poeta sobre a figura do decisivo intelectual e militante negro, pois entendemos que a poesia se constitui como um tipo de linguagem que não é nem ‘verdade’ nem ‘mentira’, senão que tem um estatuto próprio”, escreveu Ronald Augusto no Portal Sul 21 à época do lançamento do livro.

O entrevistado

Ronald Augusto nasceu em 1961, no Rio Grande do Sul. É poeta, músico, letrista, ensaísta, ativista. Como poeta alcançou expressividade no cenário nacional e mundial, tendo obras publicadas em revistas literárias e antologias. Além da reunião da obra de Oliveira Silveira, também publicou um estudo referente à obra do poeta catarinense Cruz e Sousa, pelo qual recebeu a Medalha de Mérito, conferida pela Comissão Estadual para Celebração do Centenário de Morte de Cruz e Sousa.

Serviço

ADUFRGS Entrevista Especial – Homenagem a Oliveira Silveira / Dia da Consciência Negra

Quando: sexta-feira, 20 de novembro

Horário: 18 horas

Onde: Instagram da ADUFRGS – instragram.com/adufrgssindical

Matérias relacionadas sobre: ADUFRGS Entrevista