Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Evento virtual terá como atrações o músico Totonho Villeroy e o Coral da ADUFRGS. Ação solidária durante a live vai reverter em doação para a Casa Madre Ana.

Os professores e professoras enfrentaram com luta e resistência este conturbado e ameaçador ano de 2020. Todos os inúmeros desafios impostos pela pandemia - desde a continuidade da pesquisa acadêmica até as aulas virtuais - foram encarados com muita garra e determinação pelos professores e professoras das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O isolamento social imposto pela Covid-19 provou o quanto a arte e a ciência de ensinar pode se transformar e se reinventar. Assim como a Ave mitológica Fênix, que carrega a simbologia do renascimento, os docentes mostraram que o papel do educador é indestrutível, seja no modo presencial ou virtual. 

E para celebrar esse recomeço, na esperança de um futuro melhor, a ADUFRGS vai homenagear os professores e professoras da base com uma live muito especial no final deste ano. O evento virtual será no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Youtube e Facebook do Sindicato. A programação terá atrações musicais e também o caráter solidário. O Coral da ADUFRGS vai abrir a live. Na sequência, Totonho Villeroy fará um show especial aos professores. Como tem sido marca do Sindicato, a ação cultural virá acompanhada de uma ação solidária. Antes, durante e depois da live, os (as) associados (as) e o público em geral poderão fazer doações para a Casa Madre Ana, projeto ligado à Santa Casa de Misericórdia, que apoia adultos e crianças do interior do Rio Grande do Sul e de outros estados que precisam se deslocar para a capital para tratamento de doenças graves.

Para doar é muito simples, basta fazer um depósito bancário nas seguintes contas:
Banco Itaú – 341
Agência: 5906
Conta: 17293-6
CNPJ: 92.815.000/0001-68

Banco Banrisul 041
Agência: 0062 para depósito
Conta Corrente: 06061790-60
CNPJ: 92.815.000/0001-68

Sobre a Casa Madre Ana

A Casa de Apoio Madre Ana acolhe pacientes pediátricos e adultos portadores de câncer, transplantados, com problemas cardíacos, dentre outros, juntamente com seus acompanhantes vindos do interior do Estado e de outros estados brasileiros. São pessoas de baixa renda que necessitam de um suporte integral durante o período do seu tratamento na Santa Casa. O projeto funciona exclusivamente com doações. Em média, são necessários R$ 65 mil por mês para oferecer moradia, alimentação, material de limpeza e de higiene para todos os hóspedes. Desde a sua inauguração, em 2016, mais de 3,5 mil hóspedes passaram pelo espaço, sendo 60% de fora do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre a Casa de Apoio Madre Ana no site do projeto, no Facebook e no Instagram.

Totonho Villeroy 

José Antônio Franco Villeroy, também conhecido como Antonio Villeroy (São Gabriel, 19 de julho de 1961), é um cantor e compositor brasileiro. Tendo Ana Carolina como sua principal intérprete, Antonio Villeroy passou a ser um dos mais requisitados compositores da MPB. Depois de Lupicínio Rodrigues é o compositor gaúcho mais gravado mundialmente. Inúmeros artistas passaram a solicitar suas canções, que hoje podem ser ouvidas nas vozes e instrumentos de nomes como Ana Carolina, Maria Bethânia, Ivan Lins, Gal Costa, Zizi Possi, Seu Jorge, Jorge Vercillo, João Donato, Mart' nália, John Legend, Chiara Civello, Mario Biondi, Don Grusin, Moska, Paula Lima, Eliana Printes, Sandy e Júnior, Vanessa Camargo, Bárbara Mendes, Luciana Melo, Preta Gil, Luíza Possi, Daniela Procópio, Ednardo e Belchior, entre outros artistas nacionais e internacionais. Ele assinou sete canções do álbum mais vendido no Brasil em 2005, Perfil, da cantora Ana Carolina (um milhão de cópias). Ao longo da sua carreira, já teve mais de 20 canções em novelas, sendo oito delas tendo ele mesmo como intérprete e as restantes nas vozes de Ana Carolina, Gal Costa e Jussara Silveira. Também teve uma dezena de canções em filmes nacionais, entre eles, Amores Possíveis, Casamento de Romeu e Julieta, Sexo Amor e Traição, Sonhos Roubados e Enquanto a Noite não Chega, além da música tema do filme Neptunes Rocking Horse do novaiorquino Robert Tate.     

Sobre Coral da ADUFRGS

O Coral da ADUFRGS foi criado em junho de 2000 por iniciativa de alguns associados e da diretoria do sindicato à época. Com um repertório bastante eclético, o grupo se dedica à execução desde a Música Popular, a peças originais para coro, incluindo obras de compositores brasileiros, como José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, e José Maurício Nunes Garcia, até o pop. Atualmente, é regido pelo maestro Francis Padilha e conta com a preparação vocal de Rosimari Oliveira.

Serviço: Live especial de fim de ano – Homenagem aos professores e professoras
Quando: Sexta-feira, 4 de dezembro, às 19h
Atrações: Coral da ADUFRGS, show do músico Totonho Villeroy, ação solidária
Onde assistir: Youtube e Facebook da ADUFRGS-Sindical