Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 07 de novembro de 2020

Diretora de Comunicação do Sindicato, professora Sônia Mara Ogiba, ocupará o cargo no biênio 2020-2022.

A ADUFRGS-Sindical assumiu nesta quinta-feira, 26, a coordenação geral do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre - FME-POA para o biênio 2020-2022. O cargo será ocupado pela diretora de comunicação do sindicato, professora Sônia Mara Ogiba. A posse ocorreu em reunião virtual, que também contou com a presença do presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira. 

De acordo com a nova coordenadora do Fórum, a missão principal do Fórum é junto com as entidades e movimentos que integram o FME planejar e organizar espaços de discussão, e de debates, sobre a política educacional do território municipal, em articulação com a política nacional e estadual. “Os primeiros desafios que se apresentam à nossa coordenação, além do acompanhamento atento à regulamentação e implementação do Fundeb permanente, ora em tramitação na câmara de deputados, será o de organizar, já a partir do mês de abril do ano que vem, as Conferências de Educação do município de Porto Alegre, pois 2022 será o ano da realização da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE, que se encontra em fase de organização pelo conjunto de entidades nacionais e internacionais que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação – FNPE.  A luta por uma educação pública, com financiamento público, e pela consolidação da  gestão democrática nas e das escolas será outro dos desafios que teremos ao longo dessa nova gestão”, lembrou Sônia.

A ADUFRGS como sindicato dos professores e professoras de Instituições de ensino superior público, federal, manifesta grande satisfação em poder dar sua contribuição a esse importante espaço público de acompanhamento das políticas  públicas do nosso município, afirma ainda a professora Sônia Ogiba.

Também integram a nova gestão do Fórum a professora Nina Rosa Ventimiglia Xavier (CPERS-Sindicato), como 1ª Adjunta, e do professor Antônio Maria Melgarejo Saldanha (ACPM/Federação), como 2º Adjunto. Trinta e nove entidades participam do FME-POA, entre movimentos e instituições. O Fórum Municipal de Educação tem, entre suas finalidades, o monitoramento do Plano Municipal de Educação/PME-POA, a coordenação das conferências municipais de educação, além do acompanhamento e da avaliação da implementação de suas deliberações.