Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Abertura da instituição é fruto da mobilização de entidades sindicais em buscar alternativa financeira para trabalhadores e sindicatos.

Na próxima sexta-feira, 18 de dezembro, às 11h, acontece a aguardada abertura da agência Cresol Metropolitana, no Centro de Porto Alegre (Travessa Francisco Leonardo Truda, 76). A cooperativa de crédito chega à capital dos gaúchos se apresentando como uma alternativa financeira aos trabalhadores urbanos para romper com o sistema abusivo dos bancos comerciais. Lançada em maio deste ano e a partir da próxima semana com agência física, a Cresol Metropolitana é fruto da mobilização de sindicatos e dos movimentos sociais, que se organizaram para construir uma alternativa concreta de gestão autônoma e acessível das finanças de suas respectivas entidades. E a ADUFRGS-Sindical foi uma das primeiras entidades a se associar à iniciativa, participante inclusive do Comitê de criação da Cresol Metropolitana.

Para quem não conhece, a Cresol (Cooperativa de Crédito Rural de Integração Solidária de Tenente Portela) tem mais de 20 anos de atuação e possui mais de 500 mil famílias cooperadas em dez estados brasileiros e atende também grandes cidades brasileiras, fornecendo crédito para micro e pequenos empreendedores. O objetivo da instituição é fornecer soluções financeiras com excelência por meio do relacionamento para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade. Dessa forma, o dinheiro da classe trabalhadora gira dentro de uma estratégia da própria classe. É uma maneira das entidades e trabalhadores terem o seu próprio sistema financeiro, pois a cooperativa é formada por associados e não por clientes. 

A ideia de se pensar uma alternativa de financiamento das entidades sindicais surgiu em novembro de 2019 durante o 15º Congresso Estadual da CUT-RS. A proposta foi apresentada e defendida pelo Diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter. A resolução foi aprovada no evento e então a CUT-RS e os sindicatos, entre eles a ADUFRGS, buscaram uma aproximação com a Cresol. Logo depois, em dezembro de 2019, a ADUFRGS promoveu o Seminário “Cooperativismo de Crédito – Desafios e Perspectivas”. O evento serviu para aprofundar o entendimento sobre cooperativa de crédito e criar as condições operacionais para sua implantação. 

Durante esse ano, mesmo com a pandemia, as entidades seguiram mobilizadas para concretizar essa nova alternativa financeira. No dia 27 de maio, foi dado o passo decisivo: o anúncio oficial da criação da Cresol Metropolitana. A partir daí, as primeiras contas na cooperativa de crédito foram abertas pelos sindicatos. A ADUFRGS também criou a sua, já no modelo da Cresol Metropolitana, para receber doações em dinheiro e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. O sindicato também discutiu o tema educação financeira, com o objetivo de apoiar os docentes a pensarem em formas alternativas de guardarem dinheiro. Essa temática norteou a Aula Pública “Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito” que foi promovida pela ADUFRGS em maio. 

A ADUFRGS-Sindical estará presente na cerimônia virtual de abertura da agência da Cresol Metropolitana na próxima sexta-feira, dia 18.