Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021

ADUFRGS e CUT-RS estiveram juntas na mobilização do último sábado, 6, na zona norte da capital.

Neste sábado, 6 de fevereiro, a ADUFRGS-Sindical participou mais uma vez, junto com a CUT-RS, da Carreata em defesa da vida e da vacinação já. Desta vez, a carreata foi pelas ruas da Zona Norte de Porto Alegre. Foi a terceira manifestação nas últimas três semanas, que reuniram mais de dois mil carros nas ruas da cidade, além de dezenas de motos e bicicletas. 

A carreata teve como objetivo aumentar a mobilização na sociedade por vacinação para todos e todas, em defesa da vida e da democracia e pelo afastamento de governo negacionista de Jair Bolsonaro. 

O presidente do Conselho de Representantes da ADUFRGS, Felipe Comunello, participou da carreata deste sábado. Segundo ele, é cada vez mais importante o engajamento dos professores e professoras neste movimento, pois os servidores públicos devem ser afetados com as próximas medidas do Governo. “Nós somos o alvo principal deste governo negacionista a partir de agora. A PEC emergencial e a Reforma Administrativa devem ir à votação no Congresso. Isso significa a possibilidade de reduzir os salários dos docentes das IFES e também o fim do serviço público como nós conhecemos”, alerta Comunello. 

Apresentada ao Senado Federal pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em novembro de 2019, a PEC Emergencial (PEC 186/2019) possibilita a redução de salários e jornada de servidores e servidoras dos três poderes em até 25%, além da suspensão de progressões automáticas, aumentos salariais, de auxílios, vantagens e benefícios e reestruturação de carreira. 

Felipe Comunello avaliou que a carreata deste sábado teve um apoio “bastante significativo da população”. “Precisamos cada vez mais conversar com a população sobre a importância da vacinação para todos e todas, do fortalecimento do SUS e do serviço público e das verbas para ciência e tecnologia. A ADUFRGS e toda a sua base precisam se envolver e participar das organizações e reflexões sobre como podemos dialogar com a população sobre essas ameaças”, afirma. 

A próxima carreata está agendada para o dia 21 de fevereiro. O sindicato pretende realizar uma Assembleia Geral no dia 18 de fevereiro, às 17h, para definir a posição dos professores na defesa da vida e da vacina para toda a população e mobilização para esta carreata do dia 21. 
 

Matérias relacionadas sobre: Mobilização