Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 09 de março de 2021

A cantora Jéssica Nucci apresentou músicas sobre a luta das mulheres e temas sociais

A ADUFRGS-Sindical realizou uma homenagem emocionante para as mulheres neste dia 8 de março: uma live cultural com a cantora Jéssica Nucci transmitida pelas redes sociais do Sindicato. A artista foi acompanhada dos músicos Gabriel Romano Gonzalez (Gaita), Vicente Guindani (violão) e Marcelo Eguez (percussão).

A diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba, apresentou a live destacando o dia de lutas no mundo e saudando as associadas do Sindicato. "Nosso carinho, como mulheres, como mulheres da diretoria e, também, dos demais diretores se manifesta na escolha dessa live para juntas e juntos celebrarmos este dia 8 de março", iniciou. "Acreditamos na potência política e lúdica das artes, da música em todos os momentos da vida. Mas nesse, em que precisamos resistir às adversidades e catástrofes do nosso tempo, sua força nos ampara, nos fortalece", ressaltou a diretora.



Logo após a abertura do show, Jéssica Nucci agradeceu o convite feito pela ADUFRGS, à UFRGS e aos professores que fizeram parte da sua formação em Geografia. Também agradeceu à vida e disse que estava feliz em estar ali, “mas uma felicidade consciente porque estamos todos em luto”. 

Na sequência cantou diversas canções de sua autoria e de outros autores gaúchos. O repertório fala de lutas, da força da mulher, da importância da terra. Uma das músicas foi composta por Jéssica no dia em que recebeu o convite para a live, transmitido pelo vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani. No início da letra dizia “Se eu não fizer por agora aquilo que eu vim fazer, é possível que eu me enrole pra não ter que me mexer..." 

A cantora e compositora falou, ainda, sobre a situação política e social do país e a importância de valorizar a terra e a produção para acabar com a miséria. "Todas as riquezas que a terra nos dá são para todo mundo e quem mais sofre com a desigualdade são as mulheres, principalmente as mais pobres. O que a gente gera de riqueza poderia sustentar todo mundo. A miséria traz doença e violência, não é justo.”



Ao longo da live, surgiram outros depoimentos da Diretoria da ADUFRGS. A Secretária Geral da ADUFRGS, Luciana Boose Pinheiro, saudou as mulheres pelo seu dia. “Gostaria de enviar o meu carinho e, sobretudo, muita força e muita energia para todas as mulheres. Sabemos que a nossa jornada não tem sido fácil, mas com as características que nos são próprias hemos de vencer", desejou.

A diretora de Assuntos da Carreira do EBTT do Sindicato, Maria de Lurdes Ilha Gomes afirmou que “o dia de hoje (8 de março) deve ser lembrado para reconhecer o esforço das mulheres que lutaram, que lutam e que ainda lutarão por melhores condições sociais, econômicas e políticas. A todas, nossa homenagem e nosso profundo agradecimento.”

A professora Eglê Kohlaurasch, do Conselho de Representantes da ADUFRGS parabenizou as mulheres pelo trabalho. “Neste dia especial eu quero dar parabéns muito forte às mulheres pesquisadoras, que têm se destacado durante essa pandemia, tanto na pesquisa quanto na linha de frente do combate à Covid”, disse.

A assessora da ADUFRGS Cláudia Bicca, da UFCSPA, também deixou sua mensagem em vídeo, chamando a atenção para os múltiplos papeis assumidos pela mulher nesses tempos de pandemia “Além de todos (os papeis) que a gente tinha, a gente assume mais um, o home office, que traz uma demanda gigantesca. Nosso WhatsApp não para. Que a gente pare, não só neste dia, mas em todos os outros para ter um cuidado com a gente e que isso nos sirva de reflexão.”

O presidente do Sindicato, Lúcio Vieira, também deixou seu depoimento. “A ADUFRGS Sindical tem pautado ao longo dos seus 42 anos de luta a defesa da democracia, a defesa da educação e a defesa da universidade como bem social mas também tem lutado incessantemente contra todo e qualquer tipo de discriminação. Cabe destacar neste 8 de março a luta das mulheres. Temos que repudiar todo e qualquer tipo de machismo”, afirmou.

Até o fechamento desta matéria, mais de mil pessoas haviam assistido a live pelo YouTube e Facebook da ADUFRGS. Se você perdeu, assista abaixo: