Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 12 de março de 2021

Áttico Chassot fará pré-lançamento de sua obra neste sábado, 13, às 18h, no YouTube.

A ADUFRGS-Sindical cumprimenta seu associado, Áttico Chassot, pelo pré-lançamento do seu livro “Professor Áttico Chassot - 60 anos fazendo Educação”, que será realizado neste sábado, 13, às 18h, no YouTube, como homenagem aos seus 60 anos como professor. Como disse a escritora brasileira, Cora Coralina, “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. E é assim que a ADUFRGS o homenageia nesta data tão especial. 

A obra em homenagem ao professor Chassot foi escrita com a colaboração com pesquisadores do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e do Grupo Colaborativo de Estudos e Pesquisa em Letramento Científico (FLEXILHAS), ambos participantes do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa.

Durante o ano passado, um grupo de pesquisadores do Campus de Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) pesquisou sua produção acadêmica para escrever um livro com a liderança do professor doutor Vanderlei Folmer. A publicação totalizou 320 páginas com 19 capítulos. Cada um dos capítulos detalha dimensões teóricas e/ou empíricas de diferentes ações do ser professor há 60 anos. Trata-se de um Festschrift; um livro que se fez como um tributo ao ser/fazer Educação.

Festschrift (ou ''Festschriften) é um termo da língua alemã que se refere, na academia, a um livro que homenageia uma pessoa influente ou reconhecida, especialmente um pesquisador. Geralmente é lançado enquanto o homenageado é vivo. O termo pode ser traduzido como "livro de homenagem" ou "livro de celebração". Um Festschrift contém contribuições inéditas de colegas do homenageado, podendo incluir seus ex-alunos. Geralmente é publicado na ocasião da aposentadoria do homenageado, ou quando ele completa certo tempo de carreira (trinta anos ou mais)”.

Mestre Chassot, como é carinhosamente chamado, completará 60 anos como professor também neste mesmo dia. Há mais de 7 anos, é professor da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e, há 3, professor visitante sênior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Para assistir ao lançamento do livro, clique AQUI.


 

Matérias relacionadas sobre: Educação