Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 26 de abril de 2021

“Negacionista é contra a ciência e o ódio é contra a vida”, afirmou o professor Balduino Andreola.

O Encontro com aposentados promovido pela ADUFRGS-Sindical e o Núcleo Multiatividades, dia 22, cativou o público com o tema Emoções e Ciência em Tempos de Pandemia. A live transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook teve como palestrante o professor aposentado Balduino Andreola, da Faculdade de Educação da UFRGS. A mediação do debate foi conduzida pela professora aposentada Dinorá Fraga, também da FACED/UFRGS.

Na abertura, a professora Dinorá destacou o currículo do professor Balduino Andreola e sua atuação com ênfase na educação popular, nos movimentos sociais, no diálogo intercultural e na defesa do legado de Paulo Freire. Ela também comentou sobre a liderança de Andreola no movimento pela democratização da UFRGS, que lutava pela escolha de reitores em lista tríplice. Antes desse processo, os reitores eram escolhidos pelo presidente da república.

Em sua fala, o professor Balduino citou a obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, que analisa com profundidade o contexto da educação popular comprometida com as necessidades da população mais pobre. O palestrante mencionou ainda, a parceria político pedagógico-política entre Paulo Freire e Ernani Fiori, grandes pensadores da universidade brasileira. Ao longo de sua fala, tratou de temas como a importância de Paulo freire e Ernani Maria Fiori, quando se referem à afetividade e ao amor que, longe de serem conceitos burgueses, são dimensões do ser vivo.

Na opinião de Andreola, a pandemia só pode ser enfrentada através de uma conexão internacional, que seja sensível ao amor. “Paulo Freire para mim é imprescindível na afetividade e no amor”, disse. “Ele não admitia que os burgueses tivessem inventado o conceito de amor e defendia a revolução, como uma revolução de amor”, referiu.

“As emoções, o amor, a solidariedade e a expressão amai-vos, ao invés de armai-vos, como está acontecendo na conjuntura política no Brasil, são relevantes neste momento de pandemia. “Em vez de cultivar a vida, as pessoas cultivam a guerra, a destruição, o ódio e a desigualdade no mundo”, avaliou Balduino.

Conforme o professor, a humanidade paga o preço triste da pobreza, da exclusão e da fome. “A pandemia é uma grande provação, uma grande ameaça mundial. A lei maior é o lucro e a ganância do capitalismo. Temos que aprender muito com os mestres Mahatma Gandhi e Nelson Mandela”, afirmou.

A respeito do negacionismo sobre a Covid-19, o professor considerou que “negacionista é contra a ciência e o ódio é contra a vida”. Sobre a ciência, referiu que qualquer movimento político, que desconsidera, em suas práticas, a importância da ciência, promove o ódio.

Finalizou, parabenizando a ADUFRGS por trazer temas como o que foi tratado e por estar incentivando os aposentados à participação nos movimentos, na universidade.

A live teve a participação do presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, e da diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba.

O Professor Balduino é licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Possui Mestrado em Educação pela UFRGS e Doutorado em Ciências da Educação, na Bélgica. Pós-Doutorado em Educação, pela FACED-UFRGS. Foi Diretor da Faculdade de Educação, UFRGS, no período de 1988-1992. Professor Emérito da Faculdade de Educação, UFRGS.

A professora Dinorá Fraga, atualmente, coordena o Grupo de Atividades Ciência, Espiritualidade e Práticas Sociais, do Núcleo de Multiatividades dos Professores Aposentados da ADUFRGS, coordenado pelo professor Otto Koller.

Veja os comentários durante a live:

Marilene Schmarczek

​“Agradecida por esse momento ímpar que Balduino nos traz. Também à Dinorá e aos que estão na transmissão da live.”

Edson Lindner

O que leva e o que ganha um negacionista?

Sônia Ogiba

” Caro professor Balduino, sua bela reflexão me fez lembrar a obra do Pascal Nouvel, em A arte de amar a ciência, livro do início do século XXI que propõe essa relação intrínseca do amor à ciência ... produzir conhecimento é um ato de amor ao conhecimento antes de ser uma busca da verdade.”

Carmem Maria Craidy

​Um abraço Balduino!

Assista a live no Youtube, aqui.