Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 04 de maio de 2021

A entrevista do dia 7, às 11h, será com as pesquisadoras Ilma Brum da Silva e Maria Luiza Saraiva Pereira, do ICBS/UFRGS.

Na próxima sexta-feira, 7, às 11h, o programa ADUFRGS Entrevista no Instagram  @adufrgssindical conversa com as professoras Ilma Brum da Silva, diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS), e Maria Luiza Saraiva Pereira, professora do Departamento de Bioquímica do ICBS/UFRGS. A série de entrevistas sobre combate e enfrentamento ao coronavírus traz pesquisadores e pesquisadoras da base do sindicato para falar, ao vivo, dos projetos de pesquisa e extensão em andamento na UFRGS, UFSCPA, IFRS e IFSUL.

O objetivo desta Série de lives é divulgar para a sociedade as pesquisas e as atividades de extensão nas universidades e institutos federais, em especial aquelas que se direcionam ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, assim como defender o SUS e as universidades públicas. Também é dado destaque ao papel das mulheres cientistas.

Na edição do ADUFRGS Entrevista, o programa vai abordar uma ação de extensão realizada pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde, vinculado ao Departamento de Bioquímica, que é a realização do teste RT PCR, o mais indicado para diagnosticar pessoas com a Covid-19 ativa.

Ilma Brum da Silva é professora titular do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, do qual é diretora. Graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS (1989), Mestrado (1993) e doutorado (1998) em Ciências Biológicas: Fisiologia pela UFRGS, pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Universidade de Montpellier, França (2002-2003).

Maria Luiza Saraiva Pereira é professora titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS. Doutora em Genética Molecular pela Universidade de Londres, com pós-doutorado pela Universidade de Oxford. Atua nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular e genética molecular, com projetos de pesquisa com ênfase em neurogenética.

Serviço

ADUFRGS Entrevista
Quando: 7 de maio, 11h
Onde: Instagram @adufrgssindical – www.instagram.com/adufrgssindical
Com: Ilma Brum da Silva, diretora do ICBE/UFRGS e Maria Luiza Saraiva Pereira, professora do Departamento de Bioquímica do ICBS/UFRGS