Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 20 de agosto de 2016

Diretoria da ADUFRGS-Sindical, eleita para a gestão 2016/2019, e Conselho de Representantes tomaram posse no último dia 19 de agosto.

A cerimônia, que reuniu professores, familiares, amigos e autoridades políticas e sindicais, aconteceu no Auditório Professor José Fraga Fachel, na nova sede do Sindicato. Na oportunidade, todos os 11 integrantes da direção que se inicia assinaram o termo de posse.

Depois de cinco anos à frente do Sindicato, a presidente Maria Luiza Ambros von Holleben se despediu do cargo e passou o comando da entidade ao professor Paulo Machado Mors, do Instituto de Física da UFRGS. Em seu discurso de despedida, Maria Luiza destacou o seu compromisso com "um sindicalismo propositivo e democrático, voltado para o interesse dos docentes das IFEs e em defesa da educação pública, independente de governos e de influências político-partidárias”. À frente da ADUFRGS, enfatizou, trabalhou, prioritariamente, no desenvolvimento de “uma política sindical autônoma e participativa, uma política social e cultural associativa e agregadora, e uma comunicação ágil e transparente, além da expansão do número de associados e do espaço físico do Sindicato".

O novo presidente, Paulo Mors, em seu discurso de posse ressaltou que a ADUFRGS-Sindical é originária de "um movimento acadêmico que se recusou a aceitar a ingerência de determinações político-partidárias no Movimento Docente" e aliou-se a várias outras instituições sindicais para formar o PROIFES-Federação. "Representamos uma nova forma de fazer sindicalismo, onde as decisões provêm das bases e a pluralidade é nossa marca dominante", disse. O discurso completo pode ser lido no editorial desta edição.

Integrando a mesa de posse, o presidente da CUT/RS, Claudir Néspolo, alertou a nova diretoria para os grandes desafios que o movimento sindical, em particular os servidores públicos, terá no próximo período. “Que bom contar com a ADUFRGS nessa trincheira de lutas”, afirmou.  Antes da posse, foi feita a prestação de contas do ano de 2015 e a previsão orçamentária para 2016, ambos aprovados por ampla maioria dos presentes na Assembleia.


Foto: Ricardo Stricher
Texto: Araldo Neto
ADverso/Edição 221 - Julho/Agosto - 2016