Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Economista Pedro Cezar Dutra Fonseca é o convidado desta edição

Na quarta-feira, 5 de setembro, às 19h, a ADUFRGS-Sindical promove a palestra ‘Conjuntura e Projeto Econômico para o Brasil’ com o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, Pedro Cezar Dutra Fonseca.

O professor, bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), tem longa carreira como profissional e pesquisador na área de Economia com ênfase em Economia Brasileira.

Na palestra, Pedro Fonseca vai resgatar o passado recente investigando as razões da crise atual para refletir sobre a necessidade de um projeto de desenvolvimento para o Brasil. “Vou analisar as razões da crise, os problemas que enfrentamos hoje, como desemprego e a incerteza política, e propor alternativas para um projeto econômico que seja inclusivo, com ênfase na educação”, explicou o professor.

Perfil

Bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Pesquisador do CNPq desde 1987. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador da Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico. Foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis/ANPEC (1987) e o segundo lugar no “V Prêmio BNDES de Economia” (1981). Recebeu da FAPERGS o “Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011” na área de Economia e Administração. Coordenou a Rede Brasileira de Ensino de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do Comitê de Economia do CNPq (2011-2017) e Diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Diretoria do Centro Internacional Celso Furtado.

Confira publicações do professor aqui.