Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 05 de setembro de 2018

Ações de Comunicação representam os principais investimentos do sindicato

Os associados da ADUFRGS-Sindical aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira, 4, em Assembleia Geral Ordinária, as contas anuais do sindicato referentes a 2017 e a previsão de orçamento para 2018. As demonstrações financeiras foram apresentadas pelo tesoureiro da ADUFRGS, Vanderlei Carraro, e a Assembleia foi secretariada pelo diretor e secretário, Ricardo Savaris.

O presidente da ADUFRGS, Paulo Machado Mors, explicou que, mais do que uma obrigação estatutária, a Assembleia é uma forma dos associados entenderem como o sindicato investe a contribuição. “Nossa diretoria faz questão de abrir as contas todos os meses para manter os associados informados sobre as ações do sindicato. Além da obrigação anual, mensalmente, também divulgamos balancetes, uma forma de transparência que mantém os professores atualizados sobre as contas”.

ADUFRGS investiu em Comunicação

No último ano, a ADUFRGS ampliou os investimentos em comunicação, apontou o presidente. “Entendemos que o momento pedia uma ação mais contundente para informar os professores e a sociedade sobre o processo de desmonte da educação e do serviço público”. Campanhas contra a Reforma da Previdência, derrotada pela pressão dos movimentos sociais, e a favor da revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos sociais durante 20 anos, são exemplos das estratégias de comunicação do sindicato no último ano. “Todas as conquistas sociais estão ameaçadas. Não podíamos nos calar diante de tamanho ataque, ao contrário, amplificamos nossos canais para dialogarmos também para além da nossa base”, esclareceu o presidente, apontando o novo canal lançado pela ADUFRGS em agosto deste ano, o portal ADverso, que além de assuntos sindicais, divulga notícias de educação, ciência e tecnologia.

Análise das contas

Desde 2013, a ADUFRGS pede avaliação de uma auditoria externa e independente sobre as demonstrações contábeis. “A lei dos sindicatos e nosso estatuto exigem que o Conselho Fiscal aprove as contas e o orçamento, mas mesmo assim decidimos pedir essa avaliação de uma auditoria externa”.

O Conselho Fiscal ratificou o relatório da consultoria externa e as demonstrações financeiras da assessoria contábil da ADUFRGS e aprovou, por unanimidade, a previsão orçamentária para 2018. E a Assembleia aprovou o parecer do Conselho Fiscal.