Notícia

Ampliar fonte

Domingo, 02 de setembro de 2018

O primeiro debate acontece na quarta,12 de setembro,com entrada franca.

Com informações da UFCSPA

As manifestações artísticas de grupos e de indivíduos secundarizados na história da arte tradicional serão abordadas no seminário História da Arte: Outros Olhares. Os palestrantes irão discutir a arte social e política com o foco na produção de artistas invisibilizados ao longo da história, como mulheres, negros, trabalhadores e movimentos sociais.

Serão quatro encontros abertos ao público. As inscrições devem ser feitas no site https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1045. Será fornecido certificado para quem comparecer em pelo menos três dos quatro eventos, que ocorrerão sempre às 19h, no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 do Campus da UFCSPA, na rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico.

 

Confira a programação:

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifData: 12/09

Tema: A Gráfica do Povo: arte social nos casos do Taller de Gráfica Popular e dos clubes de gravura

Palestrante: Andréia Duprat

Andréia Duprat é mestra em Artes Visuais, com ênfase em História Teoria e Crítica (2017), e bacharela em História da Arte (2013) pela UFRGS. A pesquisa de mestrado voltou-se ao estudo da arte e seus vínculos com questões sociais e políticas, particularmente, o Clube de Gravura de Porto Alegre e a revista Horizonte.

Data: 03/10

Tema: Arte e luta social: ilustração e movimento operário no Rio Grande do Sul

Palestrante: Frederico Bartz

Frederico Duarte Bartz bacharel, licenciado, mestre e doutor em História pela UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: movimento operário, jornalismo, militância.

Data: 7/11

Tema: Representações do negro na história da arte brasileira: (Re) significações, (Des) construções e (Contra) narrativas

Palestrante: Izis de Abreu

Izis de Abreu é bacharela em História da Arte pela UFRGS e mestra em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV/UFGRS). É diretora criativa da marca “Izis Abreu – Joias Identitárias”.

Data: 21/11

Tema do seminário: Artistas mulheres no Brasil (séc. XIX e início do XX)

Palestrante: Rosane Vargas

Rosane de Vargas é graduada em Jornalismo e em História da Arte pela UFRGS. É mestranda em Artes Visuais no PPGAV/UFRGS. Atua em jornalismo comunitário, rural, empresarial e científico. É editora Revista Brasileira de História da Arte, integrante do coletivo Hacer e uma das responsáveis pelo Portal Hacer: História da Arte e da Cultura, Estudos e Reflexões.

Serviço:

O quê: Seminário História da Arte: Outros Olhares

Quando: Dias 12/09; 03/10; 07/11 e 21/11, às 19h

Onde: Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 do Campus da UFCSPA, na Rua Sarmento Leite, 245, Centro Histórico

Entrada  Gratuita

Inscrições: https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1045

Matérias relacionadas sobre: UFCSPA