Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Professora da UFRGS faz palestra sobre diversidade contando a própria história

A professora do Instituto de Química da UFRGS, Jessie Sobieski, vai representar a ADUFRGS-Sindical no II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos: Gênero, raça/etnicidade e sexualidades do PROIFES-Federação, que será realizado na próxima quinta-feira, 20, em São Carlos (SP). As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pela internet

Convidada pelo PROIFES para participar da mesa da tarde (Universidade e Direitos Humanos: Gênero, Raça/Etnicidade e Sexualidades), a professora vai proferir uma palestra sobre diversidade "num contexto bem pessoal", explica. Jessie é a primeira pesquisadora e professora efetiva transexual de uma universidade federal no Brasil. E uma das primeiras cientistas transexuais da área de exatas do mundo. Desde o início da sua transição até a cirurgia de readequação sexual, teve completa vivência no meio acadêmico. Com mestrado e doutorado em Química, Jessie atua em Química Medicinal, uma área de pesquisa voltada para o desenvolvimento de novos fármacos. Hoje ela orienta um aluno de doutorado, outro de mestrado e mais um de iniciação científica.

Diversidade

Na palestra, Jessie vai falar sobre orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero e sexo biológico. "Existe muita confusão e falta de conhecimento sobre estes temas. E a falta de conhecimento está na raiz dos preconceitos vividos pela comunidade LGBT+". A ideia, diz, é "utilizar a minha história para ressaltar a importância do respeito à diversidade sexual, intrínseca à espécie humana, amplamente presente no reino animal, e tão natural e diversa como os tipos sanguíneos". 

Veja abaixo a programação completa: