Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Dia do Servidor Público é comemorado em grande estilo com diversas atividades

A Reitoria e a Pró-reitoria de Gestão com Pessoas da Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) organizaram um extenso calendário de comemorações do Dia do Servidor Público. As atividades ocorreram durante o mês de outubro e o encerramento, dia 30, foi marcado por diversos momentos de confraternização. A programação iniciou com um café da manhã café no hall do terceiro andar do prédio 2. À tarde, na Praça dos Cubos, um piquenique coletivo reuniu servidores, terceirizados e estagiários, com entrega de prêmios aos eleitos na enquete
colegas “mega” da UFCSPA, e apresentação musical de Adriana Frusciante, André Gustavo Bobrzyk, Ariel Farias, Eduardo Farias e Elaine Reis, todos servidores da instituição. 

A vice-reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, explicou que as comemorações buscaram “valorizar o trabalho do servidor público, que, muitas vezes, passa desapercebido, especialmente numa época tão difícil”. Desde 2016, relatou, “estamos enfrentando uma série de cortes orçamentários que tem impactado muito no nosso cotidiano. E a universidade, hoje, só consegue fazer esse trabalho de dedicação aos nossos alunos graças ao trabalho dos professores e técnicos administrativos, que é muito importante”.

Jenifer Saffi destacou, ainda, que a homenagem, embora singela, “é mais do que justa” e foi feita “com muito cuidado e carinho por toda nossa equipe, principalmente, pela equipe coordenada pela professora Ana Vazquez. Fico muito feliz em ver a receptividade dos nossos servidores e perceber o quanto é importante estarmos unidos nesse momento, reafirmando o nosso papel na sociedade”. Ela ressaltou que “a parceria que tivemos com a ADUFRGS e ASSUFRGS foi extremamente importante, porque podemos homenagear também servidores que já passaram pela UFCSPA. Essas
pequenas ações fazem a diferença na hora de valorizar o trabalho tão importante dos nossos colegas. Agora, precisamos unir forças, porque juntos somos muito mais fortes. Os servidores não vão fugir da luta que vem pela frente, sempre em defesa de uma universidade pública, de qualidade e inclusiva, que é o mais importante”. 

Pedro Alves d'Azevedo, 2º tesoureiro e diretor de Assuntos Jurídicos da ADUFRGS-Sindical, falou sobre a importância de a Universidade reconhecer o que está sendo feito pelos funcionários, inclusive terceirizados. “Acho que tudo isso vai fazer com que a UFCSPA continue crescendo e seja, cada vez mais, reconhecida pelo trabalho de todos os envolvidos.”

Para a servidora da UFCSPA há 25 anos, Eva Gomes Rosa, “essa homenagem é de coração, porque todos os colegas se ajudam. Os colegas novos, que entraram agora, tiveram um momento de acolhimento. Eles estão conhecendo a casa e eu converso com todos, espalhando a minha alegria”. Eva reconheceu que é “muito apegada à UFCSPA, não às coisas materiais, mas às pessoas, até mesmo os mais tímidos conseguem dar uma risada comigo. Essa última gestão é só alegria, o pessoal está gostando muito. Quando me aposentar, vou sentir muita falta. Eu amo todos: os terceirizados, os alunos, os professores e até pessoas que vêm de fora”, enfatizou.

A coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFCSPA, Aline Lins Camargo, que é do Departamento de Farmacociências e docente da UFCSPA desde 2010, considerou o “evento foi muito importante para congregar a comunidade acadêmica, docentes, técnicos, terceirizados e alunos, porque possibilita momentos de descontração, de encontro fora do trabalho, que são ricos em troca, em conhecer o outro”. É isso, segundo ela, que cria “um ambiente de trabalho mais acolhedor e mais afetuoso, para que possamos realizar nosso trabalho com mais alegria, apesar de todas as dificuldades”.

A pró-reitora de Gestão com Pessoas da Universidade, Ana Vazquez, destacou que toda a programação foi construída coletivamente. “O que vimos hoje foi uma celebração de todas as coisas que foram feitas ao longo desse mês. A gente precisa, e não só nesse momento, lembrar do valor que as pessoas têm, tanto nossos colegas como pessoas
invisíveis que fazem uma limpeza, por exemplo. Essa homenagem é para eles, os terceirizados que, muitas vezes, nem sabemos o nome, assim como os estagiários. Precisamos nos relacionar como iguais, docentes e técnicos, porque somos todos servidores públicos. Por isso, nossa mensagem é: ‘muito obrigada, você é muito importante para nós’. De um lado, sinto muita emoção e, de outro, sinto-me privilegiada por poder estar fazendo essa homenagem”, completou.

Matérias relacionadas sobre: UFCSPA