Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Projeto de extensão permite interação entre a universidade e a sociedade.

Texto e fotos: Giliane Greff

Daniela Freitas é aluna do segundo ano do ensino médio e nos últimos meses frequenta, todas as quintas-feiras à tarde, aulas de laboratório no curso de Física para o Ensino Médio I da UFRGS. Para ela, esse aprendizado é fundamental, pois na escola estadual onde estuda, em Porto Alegre, as aulas dessa disciplina são apenas teóricas. “A primeira aula prática de física que eu tive foi aqui na universidade”, explica.  

Assim como Daniela, outros 20 alunos fazem parte de um projeto de extensão do curso de licenciatura em Física da UFRGS, que oferece aulas práticas em laboratórios para alunos do Ensino Médio.

O curso de extensão existe há várias décadas, mas sofreu modificações ao longo dos anos, adequando-se as alterações pelos quais passaram o Ensino Médio e Superior, como explica a professora Magale Bruckmann, coordenadora do projeto desde 1997.  Segundo ela, o primeiro curso oferecido à comunidade foi criado por professores de Física na área de Teorias Básicas, com aulas ministradas por alunos da Física. A partir daí nasceu a ideia de usar esse curso de extensão associado às disciplinas da licenciatura, na medida em que proporciona aos alunos da licenciatura uma oportunidade prática antes do estágio em escolas. Os alunos do ensino médio, por sua vez, têm acesso a um ensino de física diferenciado. “Nas aulas de laboratório da UFRGS são utilizados todos os recursos experimentais disponíveis e, assim, eles podem ver a física de um modo diferente, mais amplo”, finaliza Magale.

Alguns dos alunos que participam do curso de extensão acabam desenvolvendo gosto pela física. Foi o caso de Alisson Schneider, que participou do projeto anos atrás e, hoje, é aluno da licenciatura em Física. Em 2017, ele recebeu o prêmio destaque com o trabalho “Formas de apresentação dos experimentos de física utilizando material de baixo custo”. Esse ano, Alisson foi indicado como destaque no ensino de física e estatística no Salão de Iniciação Científica da UFRGS, com um projeto na área ambiental. “Na minha escola do ensino médio tinha laboratórios, mas não equipamentos. Aqui eu consegui visualizar melhor os experimentos. “Ele destaca que o curso serve, também, para tornar o conhecimento acadêmico mais acessível. “A divulgação do conhecimento científico sendo produzido dentro da universidade pela população, isso é significativo.”

Como participar

O curso Física para Ensino Médio I trabalha Fenômenos Mecânicos e Térmicos. Oferecido nas quintas-feiras das 14h 30 às 17h 30, desenvolve conteúdos envolvendo o estudo dos movimentos, das forças e da energia, interações mecânicas e princípios de conservação, calor e temperatura, dilatação térmica e mudanças de estado. Já o curso Física para o Ensino Médio II trabalha Eletromagnetismo e Óptica e é ministrado aos sábados, das 9h às 12h.

A divulgação das vagas para inscrição no curso é feita nas redes sociais e no site da Universidade no início de cada semestre.  Cada um dos cursos oferece de 15 a 25 vagas, preenchidas por ordem de chegada. As atividades são desenvolvidas por meio de exposições orais, trabalhos em pequenos grupos e, principalmente, com demonstrações e experimentos, utilizando equipamentos disponíveis nos Laboratórios de Ensino do Instituto de Física. Os interessados pagam uma taxa de R$ 50 pelo material.

O Instituto de Física da UFRGS fica no Campus do Vale, na Av. Bento Gonçalves, 9500,  prédio 43125, sala 113.

 

Matérias relacionadas sobre: UFRGS