Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 07 de dezembro de 2018

Professor abordou as suas experiências na academia

Texto e fotos: Daiani Cerezer

“Não podemos ficar em frente à televisão sem saber o que fazer. Devemos continuar dando sentido à vida, como estamos fazendo aqui”, afirmou o professor Balduino Andreola, palestrante na atividade promovida pelo Núcleo de Multiatividades e pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, no final de novembro. A partir de suas experiências na academia, ele enfatizou a necessidade de se manter ativo após a aposentadoria. “Os projetos desenvolvidos por professores em diferentes áreas na comunidade mostram que os aposentados não estão parados. Eles continuam vivendo e fazendo com que a vida tenha um sentido para si e para os outros. E também continuam atuando de muitas maneiras em atividades ligadas à universidade”.

O professor Paulo Kroeff, responsável pelas ações de cinema e literatura do Núcleo, destacou as atividades abertas ao público, que são promovidas mensalmente em diversas áreas, como literatura, física e espiritualidade. Além disso, há vários outros grupos atuando aqui, como o de xadrez, de computação, de dança e gourmet. O grupo de xadrez realiza encontros semanais, assim como o de literatura. “Escrevemos contos e crônicas, lemos para os demais, estudamos livros e contos, e trocamos ideias”, relata Kroeff.

No encerramento, Balduino disse que adorou o encontro, sentiu-se em casa, acolhido e num clima de diálogo. “Esses encontros periódicos de professores aposentados são extraordinárias por muitos motivos. Um deles é que, depois de aposentados, não devemos ficar de pijama dentro de casa, como dizia a minha esposa. Precisamos seguir dando sentido à vida.”