Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 03 de abril de 2019

Ato marcou o lançamento do abaixo-assinado em Defesa da Previdência Social e contra a Reforma da Previdência em Porto Alegre.

Nesta quarta-feira, 3 de abril, a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), juntamente com as demais centrais do Estado, promoveu o Ato de Lançamento do Abaixo Assinado em Defesa da Previdência Social e contra a Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre.

A ação tem o objetivo de dialogar com a população sobre as consequências nefastas da Proposta de Emenda à Constituição (PEC006/2019), que dificulta o acesso à aposentadoria e reduz o valor do benefício, e, ao mesmo tempo, coletar as assinaturas que serão enviadas ao Congresso Nacional. A campanha rodará os 27 estados e o Distrito Federal com a coleta de assinaturas.

Por volta do meio-dia, diversos dirigentes de entidades sindicais montaram uma banca de coleta de assinaturas, que funcionará em sistema de rodízio diário entre as centrais no mesmo local durante esse mês. A iniciativa antecede o lançamento nacional do abaixo-assinado, que ocorrerá nesta quinta-feira (4), em São Paulo, com o objetivo de aumentar a pressão contra o fim da aposentadoria e preparar o ato unitário de 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

ADUFRGS-Sindical também promoverá ações para coleta de assinaturas nas instituições da base do sindicato.

O vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Lucio Vieira, afirmou que a entidade está na luta contra a Reforma da Previdência, junto com todos os sindicatos alinhados às lutas dos trabalhadores. “Este é mais um ato importante que integra a campanha nacional contra essa reforma injusta que só transfere recursos dos brasileiros para as mãos dos banqueiros. É necessário participar e não se omitir, porque é o futuro do povo brasileiro que está em jogo,” alertou.

“Este é mais um ato importante que integra a campanha nacional contra essa reforma injusta que só transfere recursos dos brasileiros para as mãos dos banqueiros. É necessário participar e não se omitir, porque é o futuro do povo brasileiro que está em jogo.”

Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS, destacou que “as assinaturas obtidas serão levadas, logo após o 1º de Maio, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para mostrar aos parlamentares que o povo brasileiro não quer essa reforma, que só favorece os maus empresários e o mercado financeiro”.

“As assinaturas obtidas serão levadas, logo após o 1º de Maio, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para mostrar aos parlamentares que o povo brasileiro não quer essa reforma, que só favorece os maus empresários e o mercado financeiro.”

O que diz o abaixo-assinado

“Esta Proposta de Emenda à Constituição dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social. Enquanto isso, a PEC 06/2019 não combate a sonegação das empresas devedoras da previdência, mantém privilégios e incentiva a previdência privada (os planos de capitalização), que só beneficiam os banqueiros”, afirma o texto.

Clique aqui para acessar o PDF do abaixo-assinado. 

Calendário de luta das centrais no RS

29 de abril – audiência pública, às 10h, com o senador Paulo Paim (PT-RS), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

1º de Maio – ato unitário das centrais no Rio Grande do Sul, com ato na Orla do Guaíba, em Porto Alegre.

 

Matérias relacionadas sobre: Reforma da Previdência