Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 11 de abril de 2019

ADUFRGS coletou 175 assinaturas para compor abaixo-assinado nacional

O IFRS Campus Restinga recebeu nesta quarta-feira, 10, a ação da ADUFRGS-Sindical contra a Reforma da Previdência. O sindicato está coletando assinaturas nas instituições da base para o abaixo-assinado organizado nacionalmente pelas Centrais Sindicais. O documento será enviado ao Congresso Nacional demarcando a posição de trabalhadores de diversas categorias contra o projeto de Reforma da Previdência enviado pelo governo federal.     

"Este projeto de Reforma da Previdência é ruim para todo mundo", resumiu o diretor da ADUFRGS, Eduardo Silva, professor do IFRS no Campus Feliz. "Por isso mesmo, trabalhadores de centenas de categorias estão unidos em torno desse abaixo-assinado para mostrar ao Congresso que não vamos aceitar que nosso direito de se aposentar seja vendido para os bancos". 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6) dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social. Uma das principais bandeiras do governo também é a capitalização individual, uma espécie de "poupança" exclusivamente paga pelo trabalhador sem contribuição patronal ou do governo.

Hoje a previdência brasileira é um direito constitucional que prevê a solidariedade entre as gerações. Quem está na ativa contribui para garantir aposentadoria digna para quem já se aposentou. Aluna do curso técnico em lazer, integrado ao ensino médio na Restinga, Helena Moreira, assinou o documento justamente porque defende a manutenção dessa solidariedade. "Assinei o documento porque precisamos pensar no outro, ter empatia. Quem quer se aposentar tem a força de quem está trabalhando ainda". 

A ADUFRGS coletou 175 assinaturas na Restinga. Professores, alunos, técnicos-administrativos e funcionários assinaram o documento. A coleta continua nesta quinta-feira, 11, na UFCSPA, a partir das 10h. Na sexta-feira, a ADUFRGS estará na UFRGS Campus do Vale. 

Estão previstas mais ações em outras unidades da UFRGS e também nos Institutos Federais no interior do Estado. Quem quiser também pode assinar o abaixo-assinado na sede da ADUFRGS (Rua Barão do Amazonas, 1581 – Bairro Jardim Botânico – Porto Alegre).

Conape 2018

A Emenda à Constituição 95 (EC 95), que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, vai inviabilizar a Educação brasileira em todos os seus níveis, da educação básica à pós-gradução, com impactos já em 2018, afirmaram os representantes do PROIFES-Federação na mesa redonda Análise do Plano Nacional de Educação (PNE) à luz da EC 95, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, segundo dia da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE), que acontece em Belo Horizonte, capital mineira, até este sábado.

Matérias relacionadas sobre: Previdência