Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 15 de abril de 2019

Sindicato fará ações em diversos campi do interior até o final do mês.

A ADUFRGS iniciou a semana dando sequência à intensa agenda de mobilização contra a Reforma da Previdência. Nesta segunda, a coleta de assinaturas ocorreu no campus central da UFRGS, em frente à Faculdade de Educação (Faced). O abaixo-assinado, que está sendo realizado em todo o País, por iniciativa das centrais sindicais e sindicatos filiados, será encaminhado ao Congresso Nacional.

Pedro Medeiro, que cursa o terceiro semestre de Direito, na UFRGS, foi um dos primeiros a assinar o documento. Com apenas 18 anos, ele defende que a reforma seja antecedida por um amplo debate na sociedade. “Como estão propondo, vai ser ruim para todo mundo”, afirma.

Professor da Faculdade de Economia há oito anos, Cassio Calvet acredita que o sistema de capitalização é inviável para os trabalhadores. Na opinião dele, a proposta do governo “acaba com o caráter social da Previdência” e apenas o financiamento publico pode  garantir uma aposentadoria mais justa.

A Diretora de Comunicação da ADUFRGS, Lucia Terra, reafirmou que é muito importante a mobilização nesse momento, já que a reforma vai prejudicar a todos, mas, particularmente, as mulheres que trabalham em educação.

A coleta de assinaturas segue durante a semana em outros campi da base da ADUFRGS: Litoral Norte da UFRGS, IFSul Sapucaia do Sul e IFRS Campus Feliz e Campus Caxias do Sul. Quem quiser também pode firmar o abaixo-assinado na sede do Sindicato (Rua Barão do Amazonas, 1581 – Bairro Jardim Botânico – Porto Alegre).

 

Conape 2018

A Emenda à Constituição 95 (EC 95), que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, vai inviabilizar a Educação brasileira em todos os seus níveis, da educação básica à pós-gradução, com impactos já em 2018, afirmaram os representantes do PROIFES-Federação na mesa redonda Análise do Plano Nacional de Educação (PNE) à luz da EC 95, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, segundo dia da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE), que acontece em Belo Horizonte, capital mineira, até este sábado.

Matérias relacionadas sobre: Previdência