Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 17 de abril de 2019

Lançamento da plataforma digital foi realizado nesta terça-feira, em Brasília

O Observatório do Conhecimento foi lançado nesta terça-feira, 16, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A rede é formada por sindicatos e associações de docentes de universidades de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa que se articulam em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica. 

O diretor da ADUFRGS, Jairo Bolter, representou o sindicato no lançamento da iniciativa que mobiliza a área educacional para enfrentar os cortes de investimentos no orçamento do ensino superior e para monitorar e denunciar políticas e práticas de perseguição ideológica a reitores, professores, alunos e pesquisadores.

"O observatório é uma resposta importante das entidades da área educacional aos ataques sistemáticos do governo contra organizações sociais como os sindicatos e conselhos, e contra a própria universidade. Juntos vamos acompanhar esse ataques e responder de forma coletiva com conteúdo e informações das instituições de educação superior",declarou Jairo. 

O Observatório apresenta uma plataforma de informação e análise de qualidade sobre as políticas públicas para o ensino superior propostas pelo governo federal e pelo Congresso. 

A equipe do Observatório vai acompanhar de forma permanente as bancadas parlamentares, Comissões do Senado e da Câmara, Ministérios e Secretarias envolvidos diretamente nas questões da educação superior. O objetivo é combater a manipulação, qualificar o debate público e aumentar o controle social sobre decisões estratégicas que comprometem o funcionamento das universidades e estruturas de produção do conhecimento nacional.

Mais informações na página do Observatório: https://observatoriodoconhecimento.org.br