Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 25 de abril de 2019

Vice-Reitora Jenifer Saffi considera o cuidado das pessoas uma prioridade acima de tudo.

Texto e fotos: Daiani Cerezer

A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progesp), com o apoio da reitoria, está promovendo a segunda edição do evento UFCSPA Cuida. As atividades iniciaram no dia 24, no Salão Nobre da Universidade, com Talk Show sobre o tema "Evidências em Saúde Mental", realizado por Mayte Raya Amazarray (coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico), Ana Carolina Faedrich dos Santos (psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico), Ingrid Cunha Costa Fernandes (psicóloga da Progesp) e pela pró-reitora Ana Cláudia de Souza Vazquez.

Ana Carolina apresentou o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e assistentes sociais que atuam na coordenação de assuntos estudantis apresentaram o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que apóia a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas instituições federais de ensino superior. Criado em 2010, com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes, o plano contribui para a melhoria do desempenho acadêmico através de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Ingrid Cunha Costa Fernandes, integrante do Departamento de Bem-Estar, Saúde e Segurança no Trabalho da UFCSPA, expôs uma pesquisa sobre a tipologia de bem-estar no trabalho realizada com técnicos administrativos e docentes da instituição. Ela destacou que 79,6% dos entrevistados responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos. Destes, 59,4% são técnicos administrativos e 78, 6%, docentes.

Mayte Amazarray exibiu um trabalho focado, especificamente, no bem-estar dos técnicos administrativos da UFCSPA, destacando que 87% destes trabalhadores possuem nível de escolaridade acima do mínimo exigido para o cargo. Além disso, 75% deles possuem problema de saúde que acreditam estar relacionados ao trabalho. 

A coordenadora avaliou, ainda, os resultados das entrevistas sob diferentes aspectos. “Positivamente, eles sentem orgulho e satisfação por trabalharem na UFCSPA e valorizam suas relações de trabalho, chefias e colegas”. As condições de trabalho e os equipamentos são as principais dificuldades apontadas, porém foi constatado um sentimento de esperança e valorização das oportunidades de qualificação proporcionadas pela UFCSPA, com poucos expressando desejo de mudar de setor.

O estudo mostra a importância de mapear o contexto de trabalho e o bem-estar, para se pensar sobre a saúde mental dos técnicos administrativos. De forma geral, o nível de satisfação no trabalho é bom, com destaque para o sentimento positivo de fazer parte da Instituição. Mayte destacou, também, que situações críticas do contexto laboral alertam para a importância de redesenho de processos de trabalho sob os quais é possível intervir, visando à promoção da saúde.

Representando a ADUFRGS-Sindical, o vice-presidente Lucio Vieira avaliou que a atividade foi extremamente importante, principalmente neste momento em que os professores das universidades públicas federais estão se sentindo pouco valorizados e ameaçados por uma série de medidas anunciadas pelo Ministério da Educação. “Há um descompasso entre o que vinha sendo construído, em termos de educação pública no país, e este novo modelo de gestão que, aparentemente, está sendo desenhado dentro do MEC. Portanto, este evento tem grande mérito por pautar a saúde dos professores e técnicos que atuam dentro das universidades, além de nos fazer refletir sobre a dimensão humana do trabalho. Os estudos apresentados ajudam a clarear diversas situações e, consequentemente, apontam caminhos, no sentido da superação, através de palavras de ordem como a gratidão, harmonia, felicidade, paz e a realização pessoal pelo trabalho”, ressaltou.

A vice-Reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi, destacou que o evento reafirma o compromisso dessa gestão com o cuidado das pessoas, sejam servidores, técnicos administrativos, professores ou discentes. “A característica deste evento é a promoção de uma série de atividades que me fazem sentir gratidão pela equipe da Progesp, pelo grupo de trabalho de saúde mental que organizou, com muito carinho, esses três dias de atividades, realizadas em vários horários do dia, para contemplar todos os setores da universidade. Nosso propósito é nos fortalecer enquanto comunidade acadêmica e trazermos para perto de nós ações que, com tão pouco, nos deixam fortalecidos com nossos corações cheios de alegria e energia”, afirmou. 

Jenifer reconheceu o trabalho intenso que é realizado pelos servidores da UFCSPA. “Sabemos que há uma sobrecarga de trabalho, e sabemos também que somos bombardeados, diariamente, com novos decretos, novidades normativas e resoluções, que vêm de cima para baixo e nos exigem adaptação. Muitas delas são difíceis de ser implementadas e vão na contramão daquilo que acreditamos e que não gostaríamos que acontecesse dentro de uma universidade pública. Então, é mais do que necessário que a gente esteja bastante fortalecido como grupo e que a saúde mental e o cuidado das pessoas sejam a nossa prioridade acima de tudo”. 

Ana Vazquez, pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFCSPA, enfatizou a importância de uma gestão “que nos permite falar de saúde mental com coragem e ousadia, trazendo os problemas e as situações para serem enfrentados com amor e cuidado. Essa é a grande questão: a valorização das pessoas é o centro do nosso olhar. A minha equipe está toda empenhada, assim como toda a instituição busca isso”. 

Confira a programação completa:

25/04/2019 – Oficinas de Gratidão, Assertividade, Yoga e Mindfulness (apenas para pessoas que trabalham na UFCSPA)
• 10h às 12h: Oficina de Kriya Hatha Yoga – Aula teórico-prática – VAGAS ESGOTADAS!
Local: Sala 605, prédio 3.
• 14h às 15h: Oficina Gratidão gera Gratidão
Local: Sala 509, prédio 2.
Número de vagas: 20
Realização das Inscrições pelo link: bit.ly/oficinagratidao
• 16h30 às 17h30: Oficina de Mindfulness  - VAGAS ESGOTADAS!
Local: Sala 507, prédio 2.
• 17h30 às 18h30: Oficina de Assertividade – Como despertar empatia?
Local: Sala 507, prédio 2.
Número de vagas: 20
Realização das Inscrições pelo link: bit.ly/oficinaassertividade

26/04/2019 – Oficina de Cucas, Oficina Meditação Zen (NOVIDADE), Happy Hour, Cantinho do Abraço, Música com a Banda Os Públicos & Gratuitos e Atividades do Circuito de Saúde - GEAP  (trazer um alimento para ser compartilhado)

• 14h: Oficina de Cucas
*Atividade realizada mediante inscrição prévia.
Local: Sala 618, prédio 2.
Número de vagas: 20
Realização das Inscrições pelo link: bit.ly/oficinacucas
• 14h: Oficina Meditação Zen – NOVIDADE!
*Atividade realizada mediante inscrição prévia.
Local: Sala 103, prédio 1.
Número de vagas: 20
Realização das Inscrições pelo link: bit.ly/oficinameditacaozen
• 16h: Happy Hour, Cantinho do Abraço e Música com a Banda Os Públicos & Gratuitos
Local: Hall do terceiro andar do prédio 2
• Atividades do Circuito de Saúde - GEAP: Atividades desenvolvidas durante o dia inteiro em horários diversos.