Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 13 de maio de 2019

Atividade faz parte das ações em defesa da educação pública em todo país.

Texto e fotos: Giliane Greff 

O campus Porto Alegre do Instituto Federal do RS recebeu, na manhã desta segunda, dia 13, um abraço de centenas de estudantes, professores e técnicos. De mãos dadas e vestidos de preto, os manifestantes rodearam o prédio da instituição, que está localizada no centro da capital.

O abraço ocorreu, simultaneamente, em diversas instituições brasileiras, com o objetivo de mostrar à sociedade como as instituições estão unidas na defesa da educação. 

O reitor do IF/RS, Julio Xandro Heck, destacou que a ideia do abraço serve para sensibilizar o governo da necessidade de reverter o corte de 30% do orçamento das IFEs. “Queremos deixar claro que nossa mobilização não é contra um governo ou com fundo partidário, mas sim em defesa da educação pública”, enfatizou. 

Renata dos Santos cursa técnico em química no IF e foi uma das coordenadoras da ação. Ela explicou por que todos estão engajados na luta contra o desmonte da educação: “O ensino de qualidade é nosso por direito. Não tem como, simplesmente, o governo retirar ou diminuir os orçamentos das instituições de ensino de uma hora para outra.”

Durante o ato, o diretor do Campus Porto Alegre, Marcelo Schimdt, leu a nota do CONIF, publicada na semana passada, que reitera a importância das instituições federais e como o corte pode afetar o seu funcionamento. 

O vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Lucio Vieira, que é professor no Campus Porto Alegre, também coordenou a manifestação e destacou a importância do sindicato estar presente na atividade. “Para quarta-feira vamos unir forças com todos aqueles que reconhecem que o ensino público é essencial para o nosso país.”

Conape 2018

A Emenda à Constituição 95 (EC 95), que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, vai inviabilizar a Educação brasileira em todos os seus níveis, da educação básica à pós-gradução, com impactos já em 2018, afirmaram os representantes do PROIFES-Federação na mesa redonda Análise do Plano Nacional de Educação (PNE) à luz da EC 95, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, segundo dia da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE), que acontece em Belo Horizonte, capital mineira, até este sábado.