Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 17 de maio de 2019

A decisão acaba com a autonomia universitária para fazer nomeações.

Revista Fórum 

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (14) e publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, o decreto 9.794, que altera o sistema de nomeações para cargos no governo, dá a um general os poderes para vetar ou aprovar indicações para as reitorias de instituições federais de ensino superior.

Agora cabe à Secretaria de Governo, pasta comandada pelo general Santos Cruz, avalizar não só a nomeação de reitores de universidades federais, como as de vice-reitores, pró-reitores e outros cargos de gestão, acabando com a autonomia universitária.

O decreto estabelece ainda que Santos Cruz poderá avalizar a indicação para cargos em função no exterior, como embaixadores.

A mudança vem em meio a um levante nacional contra os cortes de recursos destinados à universidades e institutos feferais.
“É para organizar melhor o sistema de nomeações”, disse Santos Cruz à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.

PSB tenta derrubar decreto 

Nesta quinta-feira (16), o PSB apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo que tem o intuito de suspender o decreto de Bolsonaro que dá mais poder a Santos Cruz para interferir nas nomeações das universidades.

De acordo com o partido,  o decreto viola a autonomia universitária prevista no artigo 207 da Constituição Federal.

“É mais uma tentativa de atacar a autonomia das universidades para enfraquecê-las. Isso vai ter o efeito contrário: os protestos vão crescer. E nós, da oposição, vamos lutar pra derrubar esse decreto aqui no Parlamento”, afirmou, em nota, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).