Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 31 de maio de 2019

ADURFGS-Sindical participou de atividade promovida pela deputada Sofia Cavedon.

Foto: Celso Bemder / Agência ALRS

Texto: Aline Afolfs

A garantia do direito à educação e seu financiamento foi tema do Grande Expediente promovido pela deputada Sofia Cavedon no plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 30 de maio.  A ADUFRGS foi representada na solenidade pelo diretor Jairo Bolter.

Sofia destacou que a falta de recursos prejudica hoje pelo menos 11 das 20 metas do Plano Nacional de Educação.  Segundo a parlamentar, dois fatores agravam os problemas orçamentários da área: a recessão econômica, que rebaixou o PIB per capita, e a Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em educação por duas décadas. “Os gastos foram congelados com o menor valor da década e, ainda, sofreram reduções em 2018 e, agora, no governo Bolsonaro”, reforçou.

Ela lembrou os cortes de recursos para os Institutos de Educação e Universidades Federais, que nesta quinta-feira, 30 de maio, são motivo de manifestações populares em todo o país e contestou as explicações do ministro da pasta, Abraham Weintraub, na Câmara Federal. “É uma vergonha ver um ministro dizer ao Congresso Nacional que a educação brasileira não precisa de recursos. A manutenção da política do governo significa que a partir de agosto os institutos federais não terão mais condições de funcionar.”

O deputado Pepe Vargas fez um aparte e ressaltou a necessidade de todas as categorias irem para as ruas protestar contra os cortes. “Estamos vivendo um tempo obscurantista de ataque à educação em todos os níveis e não podemos permitir”, concluiu.

Participaram da mesa, também, o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; o conselheiro estadual de educação Antonio Melgarejo Saldanha; a vice-presidente do CPERS-Sindicato, Solange Carvalho; a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda; e a presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre, Vitoria Cabrera.