Antes de folhear este número da Adverso, você já sabe que encontrará matérias refletindo uma realidade muito preocupante, exasperante mesmo.
Antes de folhear este número da Adverso, você já sabe que encontrará matérias refletindo uma realidade muito preocupante, exasperante mesmo. Sua leitura é muito recomendada, entretanto, já que a boa informação só poderá nos qualificar para a luta em prol da categoria dos docentes dos IFES e da Educação Pública. Mas esta edição também vem recheada de notícias animadoras, como as que comentamos a seguir.
É na Estação Experimental Agronômica da UFRGS que são feitos os trabalhos de campo de um programa de melhoramento genético da aveia, desenvolvido a partir de laboratórios da Faculdade de Agronomia. A consequência desse esforço é o surgimento de novas variedades de aveia de qualidade, associadas a treze patentes registradas pela Universidade.
Colaboração entre grupos de pesquisa da UFCSPA e da UFRGS traça estratégias de combate a bactérias altamente resistentes a antibióticos. A perspectiva é termos, em breve, um novo medicamento disponível no mercado.
Grupo de pesquisadores do Campus Porto Alegre do IFRS participa de um projeto multidisciplinar global de desenvolvimento de monitoramento da qualidade da água e do ar em ambientes ameaçados, com pesado envolvimento da tecnologia da informação. Nosso Arroio Dilúvio, por exemplo, poderá ser um dos beneficiados.
Questão social levantada em pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Instituto de Psicologia da UFRGS, a relação entre a discriminação, motivada pela orientação sexual, e tentativas de suicídio de jovens de baixo nível socioeconômico, produziu conhecimento que poderá contribuir para a construção de políticas públicas de proteção a grupos LGBT residentes em bairros com baixo nível de desenvolvimento humano.
Produção de medicamentos nanoestruturados é o que ocupa um grupo de pesquisadores da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Um protetor solar fator 99 já possui patente internacional. Um anestésico local com efeito mais rápido e duradouro que os atualmente utilizados está na fase de ensaios clínicos. Fármacos mais potentes para o tratamento de tumores cerebrais são, também, objeto de estudo do grupo.
Nosso país sofre a ação de uma extensa rede de criminalidade, visando ao tráfico de drogas. O tratamento dos Sistemas Complexos, um dos objetos de estudo da Física Estatística, já está sendo uma importante ferramenta no combate a esse tipo de crime. Tema de doutorado desenvolvido no Instituto de Física da UFRGS, formas eficientes de desconectar esse tipo de rede já estão se mostrando aplicáveis.
Agora, a má notícia: todo esse esforço, acima descrito, está ameaçado de morte. O descaso do poder público com relação à Ciência em nosso País, que começou com a extinção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e continua com a drástica redução dos aportes financeiros ao setor foi o que motivou a manifestação do dia 25 de outubro, o “Dia C da Ciência”, quando a esquina da Sarmento Leite com Osvaldo Aranha foi batizada de ESQUINA DA CIÊNCIA. Este é o assunto trazido no conjunto de reportagens que denominamos de Caos na pesquisa.
Leia, e passe adiante!