Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 12 de junho de 2020

Aula Pública será na próxima quarta, 17/6, às 10h noYouTube da ADUFRGS

Na próxima quarta-feira, 17 de junho, às 10h, a ADUFRGS-Sindical promove no YouTube a aula pública “Mulher, Maternidade e Trabalho em tempos de pandemia Covid-19”. Participam da aula as professoras Giana Bitencourt Frizzo (Psicologia/UFRGS) e Mariana Calesso Moreira (Psicologia/UFCSPA), com medição da 1ª Secretária da ADUFRGS, Luciana Boose. 

A ideia, segundo a diretora, é lançar luz sobre o acúmulo de funções exercidas pelas mulheres, o que se aprofundou no período de pandemia em razão do fechamento das escolas e da realidade do home office. 

Luciana menciona que a aula pretende refletir sobre o universo feminino, o isolamento na pandemia e a questão social da mulher mãe e trabalhadora, além do machismo da sociedade, que na opinião da professora, “ainda não aceita e acolhe devidamente a mulher mãe no mercado de trabalho”. 

Perfil das convidadas

Giana Bitencourt Frizzo

É professora do Instituto de Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), especialização em Psicologia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2007), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona e doutorado em Psicologia pela UFRGS (2008), pós-doutora em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é chefe do departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão pós-parto, interação mãe-bebê, interação pai-bebê, interação pais-bebê no contexto do uso de novas tecnologias (tablets, smartphones), psicoterapia pais-bebê, adoção e gravidez na adolescência. Esteve em licença maternidade no ano de 2014.

Mariana Calesso Moreira 

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Psicologia Clínica pela mesma universidade. Doutora em Psicopatologia pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).