Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Núcleos do Instituto emitiram nota de repúdio à invasão ocorrida em evento com paratletas

O IFRS foi vítima de um ataque hacker no dia 23 de setembro, durante a live “Paratleta em Tempos de Pandemia”, organizada pelo Núcleo de Atendimento das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Campus Rolante. O evento foi invadido por um grupo que se intitulava “Bando do Javali”.

Segundo a coordenadora do NAPNE, professora Dra. Ione Canabarro Araujo, o fato ocorreu logo após a fala de abertura do evento proferida por ela. Naquele momento, havia 32 pessoas na sala do Google Meet para ouvir os paratletas Luiz Cláudio Portinho, Mônica Santos e Reinaldo Charão e a treinadora de paratletas Fernanda Michaelsen, em homenagem ao Dia de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) e ao Dia dos Paratletas (22/9).

“Pessoalmente não fico magoada pelo que ocorreu, mas triste pelos convidados paratletas que participavam do evento, pois pessoas que já passaram por várias dificuldades, seja pela sua condição ou pelo preconceito da sociedade. Fico triste por terem passado por mais uma situação constrangedora”, lamenta a coordenadora do NAPNE.

O fato, porém, não será um impedimento para a realização de outras atividades online pelo Núcleo. “Nós não vamos nos calar, vamos continuar fazendo o nosso trabalho porque amamos o que fazemos, amamos acolher as pessoas, vê-las se sentindo importantes e dar condições de se expressarem”, ressalta a professora Ione.  

O NAPNE e os Núcleos NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), e NEPGS (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade) emitiram uma nota de repúdio ao ocorrido, onde consideram o ataque violento e criminoso (Leia a nota).

Matérias relacionadas sobre: IFRS