Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Uso de notas anteriores do Enem e do vestibular para ingresso na UFRGS/2021 foi aprovado pela Universidade

A ADUFRGS-Sindical acompanhou a reunião do Conselho Universitário da UFRGS (Consun) realizada nesta sexta-feira, 23, que teve avanços e tensionamentos. Na questão acadêmica, os conselheiros tiveram sua reivindicação atendida. A Universidade aprovou a alteração nas formas de ingresso nos cursos de graduação para as 3.980 vagas reservadas do vestibular 2021. O Consun decidiu que os candidatos poderão usar notas anteriores do Enem e de vestibulares de 2017 a 2020 para ingresso na instituição em 2021.

Na questão administrativa, a reunião apresentou impasses. O Consun propôs que se discutisse a revogação das modificações na estrutura da UFRGS feitas pela atual gestão da Reitoria, sem ouvir os conselheiros como determina o Estatuto. O reitor não cedeu ao pedido e os conselheiros decidiram criar uma Comissão Especial para tratar sobre a postura de Reitor de não cumprir a decisão do Consun no prazo de 30 dias, como fora aprovado em 12 de março.

O vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, criticou a atitude do reitor. “É fundamental que o reitor respeite o processo democrático, que recebeu ampla maioria dos votos dos conselheiros e conselheiras. Foram 56 votos favoráveis, 10 contrários e 1 abstenção, demonstrando a democracia e a representatividade na universidade”, referiu.   

O tesoureiro do Sindicato, Eduardo Rolim lamentou que a reunião do Consun tenha tomado esse rumo. Defendemos a democracia o respeito em nossas decisões e vamos lutar por isto”, afirmou. Ele demonstrou satisfação com a aprovação das notas do Enen e dos vestibulares anteriores para o ingresso na UFRGS. “Defendemos a universidade pública e temos a responsabilidade de garantir à sociedade o direito ao acesso à Educação Superior”, mencionou.

O diretor de Relações Sindicais, Jairo Bolter, refletiu sobre a desconsideração das decisões do Consun por parte do reitor. “Vamos buscar soluções internas e diálogos que respeitem nossas decisões. Inclusive, a assessoria jurídica do Sindicato está estudando essa reestruturação feita pela Reitoria da Universidade sem aprovação do Consun”, disse.

Leia também a posição da ADUFRGS sobre a decisão do Consun, aqui.