Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A palestra foi ministrada pelo biólogo e arquiteto urbanista Francisco Milanez

Na tarde de quinta-feira, 12, a ADUFRGS-Sindical em parceria com o Núcleo de Multiatividades realizaram mais um Encontro com aposentados, que nesta edição, abordou o tema "Um novo olhar sobre a saúde”. A palestra contou com a contribuição do biólogo e arquiteto urbanista Francisco Milanez e a mediação do debate foi feita pela bióloga Lara Lutzenberger. O Núcleo de Multiatividades do sindicato é coordenado pelo professor aposentado Otto Koller.

A live transmitida ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do sindicato foi aberta com a saudação de boas-vindas do vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Darci Campani. “Ficamos honrados com a participação de nossos convidados, o biólogo Milanez e a bióloga Lara nesse encontro que traz como tema um novo olhar sobre a saúde. A educação ambiental precisa ser colocada em prática 24h nos 365 dias, pois está relacionada ao nosso bem-estar e qualidade de vida”, refletiu.

Para falar sobre o tema, o palestrante Francisco Milanez mencionou a Teoria da Complexidade. “Baseada em Edgar Morin, a Teoria da Complexidade propõe a construção de uma Noção Complexa de Saúde, que pode ser aplicada na educação”, explicou. “Trabalhar pelo bem-estar exige uma reflexão sobre saúde, educação, ecologia, agroecologia e desenvolvimento sustentável”, salientou. “Bem-estar está relacionado ao ambiente e não às questões econômicas.”

Segundo o biólogo, para compreender a saúde é necessário entender sistemas complexos e conceitos ligados aos modelos biopsicossocial e biomédico. “Fatores econômicos, familiares e ambientais influenciam na saúde”, observou. “A má saúde produz impactos na sociedade.”

De acordo com o palestrante, “não dá para estar feliz e saudável mentalmente e fisicamente sem observar o sofrimento das pessoas ao nosso redor”. “A mudança do olhar sobre a realidade gera uma nova realidade para um novo plano de vida”, avaliou. “Apenas a razão não resolve. Sem vivências profundas não há transformação”, completou. “Não se muda uma realidade sem um processo educacional. Nos dias atuais, por exemplo, apenas a vacina contra a Coviv-19 não resolve. Somos vulneráveis e frágeis ao vírus. A educação e prevenção são necessárias”, alertou. Como disse Paulo Freire,
se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda (Pedagogia da Indignação, 2000)”, citou.

A bióloga e mediadora Lara Lutzemberger ressaltou que é importante ter uma compreensão holística e estética da vida para pensar novas maneiras de viver e se relacionar com as pessoas. “Ampliar o aprendizado sobre ecologia é emergir na natureza para refletir mais profundamente sobre a nossa vivência”, referiu.

Sabia mais sobre o palestrante e a mediadora

Francisco Milanez é arquiteto urbanista, especialista em Análise de Impactos Ambientais.

Lara Lutzenberger é bióloga e presidente da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger e sócia da empresa Vida Desenvolvimento Ecológico Ltda.

 

Veja os comentários no chat do YouTube durante a live:

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Boa tarde a todos/as, diretora de comunicação: sejam muito bem-vindos/as a mais essa tarde de discussão no sindicato que será, temos certeza, excelente!

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Que linda e tocante história a sua prezado Francisco Milanez!

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Juan Mosquera, caro colega de Faculdade de Educação da UFRGS, anos 80/90. Grata Milanez por trazer sua presença nessa live!

Otto Carlos Koller - ​Boa tarde! Teremos uma ótima live.

Joao Werner - ​Boa tarde. Chico Milanez é meu amigo desde a infância, colegas do Colégio Anchieta, colega no Escotismo (já com interesse pela natureza), e uma trajetória histórica de lutas a favor do Meio Ambiente.

Alice Maciel - ​Boa tarde. Ecologia desde o lar, jardim de infância até enquanto vivermos!

Geraldo Canali - ​Minha eterna gratidão ao inesquecível Lutz e a toda história da Agapan.

Ana Campani - ​Visão essencial. Entendo que é vital alterarmos o foco de doença para saúde. Por ex., não envenenaremos o solo e a água e promoveremos e preservaremos a saúde, que inclusive é mais barato e agradável.

Marilene Schmarczek - ​BRAVO! conheço-o desde tempos Magda Renner e Gisela. Excelente o resultado da metodologia fundamentada em referenciais que se articulam em sua amplitude. Significativa interação com colegas do pós.

Assista a live no YouTube e Facebook.

Matérias relacionadas sobre: Live Aposentados