Dia Nacional de Protestos e Paralisações marca greve geral dos servidores públicos contra a Reforma Administrativa e pelo impeachment de Bolsonaro
A CUT confirmou para 18 de agosto a realização, em todo país, de uma mobilização nacional, junto com suas entidades filiadas, sindicatos, federações e confederações, assim como centrais sindicais e movimentos sociais. Será o Dia Nacional de Protestos e Paralisações, com greve geral dos servidores públicos contra a Reforma Administrativa e pelo impeachment de Bolsonaro.
As manifestações pedem a derrubada da PEC 32, da Reforma Administrativa, e também mais empregos, vacinas e auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. A pauta também inclui protestos contra o aumento da inflação, dos preços altos e contra as privatizações de estatais consideradas estratégicas para o Brasil.
O diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter reforçou que as mobilizações fazem parte de um calendário de lutas em defesa da soberania nacional e do estado brasileiro. “Ao longo dos últimos anos, acompanhamos a movimentação de corporações políticas a serviço do capital financeiro e especulativo. O governo federal, por meio de sua base de apoio parlamentar, retira cotidianamente direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e destrói os serviços públicos”, contestou. “A PEC 32 famigerada Reforma Administrativa nada mais é do que a destruição dos Serviços Públicos. A MP 1045 aprovada na semana passada na Câmara Federal acabou a CLT, literalmente. Precisamos nos somar às lutas dos trabalhadores da iniciativa privada para tentar afastar do poder os políticos que nos atacam cotidianamente e nos deixam sem perspectiva de futuro e sem esperança”, alertou.
Porto Alegre
Na Capital a mobilização está marcada para iniciar às 11h, com ato na frente do Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Às 13h está prevista vigília no Palácio Piratini. E, às 18h, será realizado um ato na Esquina Democrática. Confira a programação das demais cidades do RS no site da CUT.
Participação da ADUFRGS
A ADUFRGS-Sindical estará acompanhando a programação de forma presencial e online. Confira:
11h - Live “Impactos da PEC 32 na vida dos professores” da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE). Participação do professor Eduardo Rolim, diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical.
18h - Ato na Esquina Democrática. Presença do vice-presidente do Sindicato, professor Darci Campani.
Participe também, comparecendo aos atos ou usando as hashtags #18ADiaDeLuta #NãoÀReformaAdministrativa, #CancelaaReforma, #ReformaAdministrativaNão e #ForaBolsonaro.