Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Evento celebra os 100 anos do educador Paulo Freire (1921-2021), enaltecendo sua vida, obra e pensamento

A ADUFRGS-Sindical está inserida na “Semana Freiriana: Vida, Obra e Pensamento” promovida pelo PROIFES-Federação que acontece de 19 a 27 de agosto, em formato virtual com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da Federação. O evento celebra o centenário do educador Paulo Freire (1921/2021), com uma série de debates e atividades feitas em conjunto com os sindicatos filiados.

Na abertura oficial da Semana, nesta quinta-feira, 19, às 16h, haverá uma aula pública ministrada por Carlos Rodrigues Brandão, do Instituto Paulo Freire e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O debate conta ainda com Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação, Fátima Silva, secretária-geral da CNTE, e Gilka Pimentel, diretora do PROIFES.

No dia 24 de agosto, às 18h30, é a vez da ADUFRGS-Sindical realizar sua aula pública, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Thiago Ingrassia, com a mediação da diretora do sindicato, a professora Sônia Mara Ogiba, coordenadora do GTEducação da ADUFRGS. Estará em debate o tema “A Contribuição Política do legado de Paulo Freire para a luta sindical na atualidade”. A transmissão será ao vivo pelos canais da ADUFRGS no YouTube e Facebook.

Conferência Livre CONAPE

No dia 26 de agosto, o PROIFES-Federação promove uma Conferência Livre para discutir temas referentes à Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022. Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, Eduardo Rolim, participa como debatedor da Mesa “Valorização dos e das profissionais da educação superior: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, às 14h.

Às 16h30, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, será debatedor na Mesa “Gestão democrática e financiamento da educação superior: participação, transparência e controle social”, com palestra de Rui Oppermann, reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira a programação da Semana Freiriana 

20/8 - 14h - Mesa “Paulo Freire e as memórias da educação popular: de Angicos às experiências contemporâneas”, com Paulo Palhano, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wellington Germano, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mediação de Gilka Pimentel, do PROIFES.

23/8 – 14h - Tema: “Paulo Freire e a educação crítica”, com Maria Aparecida Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a presidenta do SINDIEDUTEC-Sindicato, Rosangela Gonçalves.

24/8 – 18h30 – Tema: “A Contribuição Política do legado de Paulo Freire para a luta sindical na atualidade”, com Thiago Ingrassia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e mediação da professora Sônia Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical.

25/8 -17h – Tema: “A contribuição de Paulo Freire para um sindicalismo educador”, com Wilson Barroso e Alexandre Cals, ambos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA).

26/8 – Atividades relativas à CONAPE 2022 – Conferência Livre.

9h30 – Palestra com o tema “O papel da IFES na reconstrução da soberania democrática do país”, e palestra de Jesualdo Farias, debate com Oswaldo Negrão, do ADURN-Sindicato, Ênio Pontes, do SindProifes, e mediação de Geovana Reis, do ADUFG-Sindicato.

14h - Mesa “Valorização dos e das profissionais da educação superior: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, com palestra de Marcus Vinicius David, presidente da Andifes, em debate com Eduardo Rolim, da ADUFRGS-Sindical, e Raquel Nery, mediação de Marta Lícia, ambas da APUB-Sindicato.

16h30 - Mesa “Gestão democrática e financiamento da educação superior: participação, transparência e controle social”, com palestra de Rui Oppermann, reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e debate de Gil Vicente Reis, da ADUFSCar-Sindicato, e Lúcio Vieira, da ADUFRGS-Sindical, com mediação de Zelia Granja Porto, da ADUFEPE-Sindicato.

27/8 - 16h - Aula pública de Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás, e mediação de Geovana Reis, do ADUFG-Sindicato.

Leia mais no site