Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ato foi realizado de forma virtual na terça-feira, 24

A ADUFRGS-Sindical participou, na terça-feira, 24 de agosto, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do SUS em Porto Alegre, por iniciativa do vereador Aldacir Oliboni. O ato contou com a participação de representantes dos conselhos nacional, estadual e municipal de Saúde, que se manifestaram no evento virtual, juntamente com representantes de sindicatos e associações, vereadores e deputados. Também o cantor Nei Lisboa participou do evento.

A professora Eloá Rossoni representou a ADUFRGS-Sindical no lançamento.

A professora Eloá Rossoni representou a ADUFRGS-Sindical no lançamento.

A professora Eloá Rossoni representou a ADUFRGS-Sindical no lançamento, como membro do Conselho de Representantes e coordenadora do GT Saúde do Sindicato. Ela manifestou apoio à iniciativa. “A ADUFRGS é parceira na defesa da democracia, dos direitos à saúde e à educação, garantidos pela Constituição de 1988”, disse Eloá. 

A professora salientou que, se por um lado, “a sindemia da Covid-19 ceifou vidas e afetou a todos, por outro lado, deu visibilidade a importância do SUS pelo acesso da população ao atendimento nos serviços de saúde e pelo trabalho da vigilância em saúde na aprovação e controle de testes e vacinas necessárias ao enfrentamento da Covid-19”. 

Reunião ocorreu no dia 24.

Reunião ocorreu no dia 24.

Também foram destacadas pela professora as implicações dos baixos investimentos no orçamento público de saúde e na valorização dos trabalhadores de saúde como fatores que acentuam a crise sanitária e devem ser prioridades na defesa do SUS. “Referente às condições de trabalho na atenção básica, a acentuada precarização do trabalho decorrente da terceirização dos serviços e os contratos provisórios dos trabalhadores de saúde prejudicam os princípios de vínculo, longitudinalidade e coordenação do cuidado da população nos territórios, o que será acentuado em todas as instâncias do SUS, se a reforma administrativa proposta no congresso for aprovada. A ADUFRGS se coloca em defesa do SUS como garantia de defesa da vida”, concluiu a professora.

Leia aqui o documento de lançamento da da Frente Parlamentar em Defesa do SUS.

 

paulo-freire