Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 31 de agosto de 2021

A palestra foi ministrada por Daniela Fussieger, profissional de educação física IPA

LIVE APOSENTADOS 26 AGO 21

Na quinta-feira, 26, a ADUFRGS-Sindical e o Núcleo Multiatividades realizaram mais um Encontro com aposentados transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook do sindicato. O tema desta edição foi “Atividade Física e Dieta Saudável na Aposentadoria”. A palestrante foi Daniela Fussieger, profissional de educação física IPA, e a mediação foi feita pela professora Helena Azevedo, da UFRGS. O Núcleo Multiatividades é coordenado pelo professor aposentado Otto Koller.

A abertura da live foi feita pelo coordenador do  Núcleo Multiatividades, professor Otto Koller. Ele saudou a participação das professoras Daniela Fussieger e Helena Azevedo, e lembrou que antes da pandemia haviam atividades na sede da ADUFRGS. “Hoje, dos seis grupos que haviam, apenas o de literatura e o das lives seguem, online. Esperamos que em alguns meses possamos voltar às atividades presenciais”, disse o professor.

A professora Daniela Fussieger começou falando sobre a importância da hidratação e dos benefícios de manter-se em atividade. “São inúmeros os benefícios, como prevenção de quedas, que são um risco grande, reduzir o peso corporal, o risco de diabetes, Alzheimer, além de haver uma ponte social, por estar entre amigos ou fazer novas amizades”, recomendou a professora.

O tempo de atividade é variável, e segundo a professora, o importante é não deixar de fazer. Daniela também recomendou atividades corriqueiras, que não necessitam de academia. “Pode ser sair mais vezes como cachorro, usar mais a escada, mesmo que não sejam todos os lances, ou ir parte do caminho a pé, descer antes da condução”, sugeriu. 

A mediadora Helena Azevedo lembrou que o corpo humano não foi feito para viver sentado e usando automóvel, que a inteligência humana tornou a vida mais passiva. “Agora temos que usar essa inteligência para aumentar a qualidade de vida, mantendo as pessoas independentes, se mexendo e fazendo isso da maneira que gosta, usando a inteligência para ficar bem”, apontou a professora.

Outra questão trazida pela professora Daniela ao debate foi o fato de que inclusive crianças tiveram problemas com o sedentarismo na pandemia. “Sempre trabalhei com adultos, mas cresceu a demanda com jovens e crianças”, relatou. 

Ao ser questionada quanto ao chimarrão pelo coordenador Núcleo Multiatividades, professor Otto Koller, a professora Daniela disse que hidratação significa tomar água. “Não vale chimarrão, mas vale água com gás”, ensinou. Ela também acrescentou que “o sentar é o novo fumar”.

Em sua fala de encerramento, o professor Otto alertou que muitas pessoas dizem não ter tempo para praticar atividades físicas, mas que é preciso encontrar esse tempo. “Meu médico disse que ou arranja tempo agora ou vai ter muito tempo para ‘descansar’ depois. Então arrumei tempo”, finalizou, bem humorado. 

Saiba mais sobre a palestrante e sobre a mediadora

Daniela Fussieger é profissional de Educação Física formada pelo IPA e Personal Trainer. Atua como instrutora de musculação na Bodytech há 15 anos e trabalha com prescrição de exercícios para grupos especiais, como portadores de diabetes, hipertensos, cardiopatas, gestantes e idosos.

Helena Azevedo é professora aposentada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS.

Assista a live no YouTube e Facebook.

Veja os comentários no chat do YouTube durante a live:

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Boa tarde a todas e todos, diretora de Comunicação da ADUFRGS. Agradecemos às professoras Daniela e Helena pela participação em nossa live com esse tema tão relevante para nossa saúde física e mental. 

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Obrigada também ao professor Otto coordenador do Núcleo de Multiatividades do sindicato.

Claudia Dornelles Schneider - ​Fazer o exercício que a gente gosta é fundamental.

Geraldo Canali - ​Muito importante este alerta da Daniela sobre as consequências da pandemia nas crianças. Merece uma boa pesquisa.

Claudia Dornelles Schneider - ​Muito bom ouvir a Daniela, ela é muito motivadora e incentivadora. obrigada!

paulo-freire

Matérias relacionadas sobre: Live Aposentados