Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 01 de setembro de 2021

Assembleia será realizada no dia 9 de setembro, às 14h, pela plataforma Zoom

Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves. Foto: Divulgação IFRS

Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves. Foto: Divulgação IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou na segunda-feira, 30, que está sendo planejada a retomada gradual das atividades presenciais na instituição. A justificativa divulgada pelo instituto é o aumento da vacinação contra a COVID-19 e novas orientações do Conselho Nacional de Educação (veja resolução aqui) e dos Ministérios da Educação e da Saúde (veja portaria interministerial aqui). A ADUFRGS-Sindical, a pedido de professores da instituição, irá realizar uma Assembleia Geral Virtual com os docentes, no dia 9 de setembro, às 14h, pela plataforma Zoom.

O que diz o IFRS

Conforme a divulgação do IFRS, “orienta-se que toda a comunidade escolar realize a vacinação completa tão logo seja oportunizada, como medida de proteção individual e coletiva”. Segundo o instituto, o início de atividades práticas e de atendimento aos estudantes deve ocorrer após a conclusão do esquema vacinal dos trabalhadores em educação da unidade e caso o contexto sanitário local permita. 

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, afirmou que “a retomada deve ser gradual, cautelosa e segura e converge com os compromissos do IFRS em ofertar educação de qualidade, zelando pelo acesso, permanência e êxito dos nossos estudantes,  sem deixar de lado a saúde e a segurança de toda nossa comunidade”. O gestor diz ainda que o cenário de pandemia trouxe graves prejuízos para a educação no país, indicando, infelizmente, um aumento das desigualdades e da evasão escolar, entre outras consequências”, justificou.

O pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, em entrevista à ADUFRGS-Sindical, disse que está sendo analisado o contexto epidemiológico, os dados referentes a contágio, vacinações e o avanço do Plano Nacional de Imunização. “Até final de setembro, pelo calendário vacinal, teremos todos os servidores vacinados”, relatou.

De acordo com o pró-reitor, serão quatro fases. A primeira e atual é a que mantém os trabalhos 100% em home office. A segunda é a liberação de atividades presenciais, em laboratórios, para orientações, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com rodízio e escalonamento, além de ocupação de até 30% dos espaços físicos. A terceira será com o retorno das atividades teóricas também para o formato presencial, de forma híbrida. A quarta fase será o retorno totalmente presencial.

O retorno, informou Coradini, partiu de um “movimento nacional espontâneo” e de discussões no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “Existe uma pressão pela retomada, por parte da comunidade, pais e alunos, a partir dos retornos de atividades econômicas, e também das dificuldades apresentadas durante o ensino remoto, como evasão, dificuldades tecnológicas", descreveu o pró-reitor.

Coradini também informou que não há datas definidas para o retorno de cada um dos campi, que deverão ter retornos diferenciados conforme a situação epidemiológica de cada município onde há unidades do IFRS. 

Também serão seguidos os cuidados do plano de contingência do instituto, com regras, distanciamento e outras normas já estabelecidas. Uma portaria será emitida com todos os detalhes do escalonamento, conforme a instituição.

Posicionamento da ADUFRGS-Sindical

A ADUFRGS-Sindical defende que a retomada somente ocorra somente com segurança sanitária, considerando que os professores nunca deixaram de trabalhar durante a pandemia. O posicionamento específico em relação ao retorno do IFRS será emitido após ouvir os docentes do Instituto na Assembleia Geral Virtual do dia 9 de setembro.

Os associados deverão acessar o link pela área do associado, na página da ADUFRGS (www.adufrgs.org.br/area-de-associado). O link será disponibilizado na manhã do dia 9.

Acesse aqui o EDITAL.

Reunião com o reitor do IFRS

A diretoria da ADUFRGS-Sindical enviou um convite ao Reitor do IFRS, Professor Júlio Xandro Heck, para uma reunião presencial na sede do sindicato, dia 13 de setembro, às 14h, sobre a retomada gradual das atividades presenciais na instituição. 

 

paulo-freire