Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 08 de setembro de 2021

Palestra foi ministrada pelo vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte

No dia 2 de setembro, o Eixo 1 “Cenário político, econômico e social no Brasil pandêmico e defesa da Democracia e dos Direitos Humanos” iniciou a programação virtual dos pré-encontros da ADUFRGS-Sindical preparatórios ao XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação. A palestra foi ministrada pelo vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte.

Na abertura da live, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, destacou a importância dos pré-encontros, que vão subsidiar o debate do Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontece de 3 a 5 de novembro em formato virtual. “Somos uma entidade sindical filada ao PROIFES-Federação e temos o compromisso em contribuir com o debate nacional. A participação dos associados/as é fundamental! Convocamos todos e todas para que elaborem textos em colaboração às discussões. O link de acesso às plenárias e as orientações sobre os textos estão disponíveis na área do associado do site da ADUFRGS-Sindical”, reforçou.

O primeiro pré-encontro contou com a presença dos diretores/as da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba (Comunicação), Darci Campani (vice-presidência), Eduardo Rolim (Tesoureiro), Eduardo Silva (Jurídico) e Jairo Bolter (Assuntos Sindicais), que fizeram perguntas e considerações sobre o Eixo 1.

Wellington Duarte fez uma avaliação da atual conjuntura do País. “O Brasil ocupa uma posição de instabilidade no cenário político e econômico. Vivenciamos hoje os pilares da tragédia anunciada pela reforma administrativa, que se for aprovada, acaba com os serviços públicos e afeta os direitos dos servidores públicos”, referiu.

O vice-presidente do PROIFES-Federação comentou ainda sobre o retrocesso no desenvolvimento político, econômico e social do País, iniciado com o golpe de 2016 que destituiu a presidenta Dilma e, culminou com a política negacionista do governo Bolsonaro.

A queda do Produto Interno Bruto e da produção industrial brasileira também foi mencionada por Wellington. “Com essa crise econômica não há estímulos para novos investimentos, existe uma escassez de insumos no País. Sofremos a ameaça de um apagão. O aumento do valor do litro da gasolina a 7 reais demonstra um erro na política econômica. Diante dessa situação, o consumo das famílias brasileiras é de 0%”, observou. “Nessa pandemia, o governo federal não incentivou as políticas públicas. Muito pelo contrário, instalou o desemprego entre os desempregados”, contestou.

Do ponto de vista da democracia e dos direitos humanos, Duarte criticou o retrocesso provocado pela política do governo Bolsonaro. “Estamos regredindo, vivendo um ataque à democracia. Nós professores universitários somos um perigo para esse governo, pois defendemos a educação pública e a ciência”, considerou.

Wellington defendeu a derrubada da Emenda Constitucional 95/2016, conhecida como PEC da Morte, que congela os investimentos públicos em saúde e educação por 20 anos. “A questão dos direitos humanos depende das políticas públicas baseadas no controle social, que vai elaborar propostas que podem ou não ser implementadas pelo Estado. Precisamos retomar o espaço público para interlocução”, salientou.

Assista a live do Eixo I.

2° pré-encontro preparatório ao XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação será hoje, 8 de setembro, às 18h30.

O link de acesso está disponível na área do associado do site da ADUFRGS-Sindical. O evento virtual será transmitido ao vivo pelo YouTube do sindicato.