Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Artigo “Como fazer do amanhã um outro dia? Sonhos, laço social e política no Setembro Amarelo de 2021” está disponível para leitura

A ADUFRGS-Sindical está engajada no Setembro Amarelo, campanha que chama a atenção para a Prevenção ao Suicídio. O prédio do Sindicato está iluminado com a cor da campanha para ajudar na mobilização, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos relacionados ao suicídio e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que chegam a 96,8% dos casos. Para falar sobre o assunto, o Sindicato conversou com a professora e psicanalista Rose Gurski, do Instituto de Psicologia da UFRGS, que preparou o artigo: “Como fazer do amanhã um outro dia? Sonhos, laço social e política no Setembro Amarelo de 2021”, especialmente sobre a data, abordando a saúde mental e a ideia de futuro, em especial no âmbito da Universidade como instituição. O artigo também faz referência ao acervo da pesquisa “Sonhos em tempos de Pandemia”, um trabalho conjunto de quatro universidades públicas brasileiras - UFRGS, UFMG, USP e UFRJ, realizado neste ano.

De acordo com a psicanalista, durante a pandemia, sentimentos que já existiam foram intensificados. “Há uma necessidade de reaprender a circular presencialmente nos locais, uma ausência de perspectiva de futuro, e todo um cenário sanitário que trouxe preocupação”, disse Rose, acrescentando que a divulgação de fake news e ações negacionistas também são fatores que pesam negativamente.

A professora relata que na universidade pública o cenário político também teve como efeito maior desgaste emocional para os professores. “Existe um sentimento de demonização por parte de grupos ideológicos que vem crescendo, mas que têm início em 2016, 2017”, relatou, lembrando da importância do sonho, no sentido de poder vislumbrar um futuro melhor. Confira o artigo completo aqui.

Saiba mais sobre a autora

Rose Gurski é Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e professora do Instituto de Psicologia UFRGS e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura, da mesma universidade, bem como do Programa de Psicologia Clínica da USP, além de coordenar o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação & Cultura/UFRGS.

Setembro Amarelo na ADUFRGS-Sindical

A ADUFRGS-Sindical retoma este ano a sua inserção na campanha Setembro Amarelo, “iluminada em tons de amarelo” durante o mês, como alusão ao seu engajamento na prevenção ao suicídio. 

Leia aqui o artigo “A evocação do desejo de viver no laço social e o suicídio juvenil no setembro amarelo”, publicado em setembro de 2020 também pela professora Rose Gurski, e assista aqui a live ADUFRGS Entrevista com a participação da psicanalista.

Veja aqui também matérias sobre a participação do Sindicato no Setembro Amarelo deste ano e de 2020 aqui e aqui.

Saiba mais sobre a data

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O Setembro Amarelo é uma campanha organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que organiza nacionalmente a mobilização.

Ajuda

Uma das formas de buscar ajuda é ligar para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). É possível fazer a ligação de todo o território nacional, 24 horas por dia em todos os dias da semana e de forma gratuita.

paulo-freire